domingo, 17 de janeiro de 2021

Depois do Casamento


Depois do Casamento
Assista Agora!
Youtube Vivo Play NET NOW Google Play iTunes

É sempre interessante assistir a refilmagens, sejam elas de produções do passado ou de outros países ou continentes. Para além da inevitável comparação cinematográfica, é instigante observar abordagens distintas sobre o mesmo tema, seja no tempo, no espaço ou na narrativa. É justamente o que acontece com o remake de Depois do Casamento (indisponível em streaming nacional), da premiada cineasta dinamarquesa – uma das minhas favoritas – Susanne Bier (Bird Box, O Gerente da Noite, Coisas que Perdemos pelo Caminho). A produção de 2006 foi indicada ao Oscar de filme estrangeiro, mas perdeu para o alemão A Vida dos Outros.

A história não é necessariamente complicada, como de costume nos filmes da cineasta. No original, um dinamarquês (Mads Mikkelsen, Doutor Estranho) que trabalha num orfanato paupérrimo na Índia é convocado a voltar para seu país para receber uma substancial doação de um rico empresário. Os dois são parte de um segredo que pode transformar a vida deles e de todos ao seu redor.

A refilmagem de Bart Freundlich (Novidades do Amor, as séries Mozart in the Jungle e Californication) toma algumas liberdades, como a inversão do gênero das protagonistas. Agora são uma empresária (Julianne Moore, Para Sempre Alice) e uma assistente social (Michelle Williams, O Rei do Show). Como nos filmes de Susanne Bier a aparente simplicidade da narrativa se desdobra em sentidos vários, na comparação dos dois filmes é possível fazer o mesmo, mas em diferentes culturas.

Na produção dinamarquesa, além dos complexos dramas dos personagens há um claro comentário sobre o conflito de culturas entre países civilizados e emergentes, a riqueza e a pobreza, e uma crítica à aparente insuperável distância entre eles. Já a nova versão foca nos dramas pessoais do quarteto de protagonistas – o casal milionário (Julianne e Billy Crudup), sua filha (Abby Quinn) e a forasteira (Michelle). O mundo dos negócios e das artes dos quais a família participa enfaticamente ganha destaque, refletindo valores mais condizentes à sociedade norte-americana.

Para quem não sabe, Freundlich é marido de Julianne Moore, e já havia reunido a esposa e Billy Crudup em Cidadão do Mundo e Totalmente Apaixonados. O ator está ótimo e a jovem Abby Quinn segura as pontas, mas o show é da dupla Julianne e Michelle. Em tempos de movimentos como o #MeToo e de empoderamento feminino, a refilmagem ganha ainda mais atualidade.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Depois do Casamento/After the Wedding
Direção: Bart Freundlich
Duração: 112 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Michelle Williams, Julianne Moore, Billy Crudup, Abby Quinn, Will Chase
Distribuição: Diamond Films

Assista Agora!
Youtube Vivo Play NET NOW Google Play iTunes

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!