segunda, 12 de abril de 2021

Rainha de Copas


Rainha de Copas
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Youtube Looke

Em tempos de #TimesUp, #MeToo, Rainha de Copas faz barulho por estar totalmente fora da curva. O que diriam as feministas mais inflamadas se um diretor estivesse no comando dessa história controversa... Mas não. Vencedor do Prêmio do Público no Festival de Sundance, o filme dinamarquês é produzido, escrito, dirigido e estrelado por mulheres. Trine Dyrholm, consagrada por A Comunidade e Em Um Mundo Melhor, interpreta Anne, a advogada especialista em casos de violência contra menores. Bem casada e mãe de duas garotinhas, ela vai se envolver com Gustav, o enteado adolescente.

O sueco Gustav Lindh interpreta o personagem de mesmo nome, rapaz problemático, recém-expulso da escola, que vai morar com o pai, o médico Peter (Magnus Krepper), com quem pouco conviveu. Não se engane. Ele pode não ser um poço de inocência, mas tem 17 anos, está perdido e carente. O predador dessa vez é uma mulher empoderada (oh palavrinha chata). Anne avança por luxúria, para aplacar o tédio, por querer sentir os calafrios da juventude.

A cineasta May el-Toukhy assina o roteiro em parceria com Maren Louise Käehne, e não falta coragem na maneira como narra a aproximação desse “lobo mau”. Primeiro à espreita, como quem não quer nada, depois um selinho fortuito e então o bote, em  uma cena de sexo que vai dar o que falar. As consequências desse jogo de sedução são trágicas e o que até então era um drama familiar toma contornos de thriller. O final é arrasador.

Rainha de Copas é um filme sobre escolhas. Sobre dar um passo, certo ou errado, e não poder voltar atrás. Protegida pela máscara da mãe de família defensora da causa infantil, Anne vai longe na cruzada para manter seu status quo. Para o público feminino, o gosto amargo diante dessa rainha que descarta seu valete é ainda maior.

Na entrevista em vídeo a seguir, o talentoso Gustav Lindh, que esteve no Brasil para apresentar o filme, fala do maior desafio de sua ainda iniciante carreira.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Rainha de Copas/Dronningen
Direção: May el-Toukhy
Duração: 127 minutos

País de Produção/Ano: Dinamarca/Suécia, 2019
Elenco: Trine Dyrholm, Gustav Lindh, Magnus Krepper, Silja Esmår Dannemann, Liv Esmår Dannemann, Stine Gyldenkerne
Distribuição: Arteplex Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Youtube Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!