segunda, 28 de setembro de 2020

Fourteen


Fourteen
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Dan Sallitt é um dos raros casos de críticos de cinema que transitam para a direção com estilo marcante, sucesso e aplausos de seus pares do antigo ofício. Sete anos separam o elogiado O Ato Indizível (2012) de Fourteen, que têm em comum não apenas a estética minimalista e contemplativa como a atriz alasquiana Tallie Medel, cujo talento ilumina esse drama sobre a longeva amizade de duas mulheres com personalidades e desejos completamente distintos.

É pelos olhos da professora e aspirante a escritora Mara (Tallie) que o filme acompanha mais de uma década das crises da intempestiva e problemática Jo (Norma Kuhling, de Fallen), que vive pulando de trabalho em trabalho como assistente social. O tema não é original, algo entre Já Estou com Saudades e Antes de Partir, com protagonistas mais jovens e problemas talvez menos sérios. A não ser pelo fato de que Jo tem um desequilíbrio emocional constantemente medicado, ainda não exatamente diagnosticado, e agravado pelo uso de drogas.  

Sallitt realizou uma produção independente autoral, assinou a direção, o roteiro e a edição, trouxe amigos para papéis coadjuvantes. Deixou Tallie e Norma brilharem na ótima composição de suas personagens, conduzidas por diálogos diretos e ajudadas por uma câmera que frequentemente as deixa fora do foco, fixa nos ambientes por onde elas se movimentam e conversam. O diretor busca esse efeito incômodo, que inicialmente obriga o espectador a “adivinhar” o que está fora da câmera, num misto de curiosidade e perplexidade.

Aos poucos, e principalmente após um longo plano em que a câmera registra a movimentação de uma estação pela qual Mara chega para fazer uma visita a Jo, é como se o alfabeto imagético peculiar de Sallitt começasse a ser decifrado. As casas, os locais, os amantes e a bela Nova York tornam-se testemunha e âncora dos encontros e do distanciamento de Mara e Jo. Com simplicidade e discrição, Sallitt captou com suas imagens a essência da passagem do tempo na qual se dá a vida.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Fourteen
Direção: Dan Sallitt
Duração: 94 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Tallie Medel, Norma Kuhling, C. Mason Wells, Dylan McCormick, Willy McGee
Distribuição: Zeta

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!