terça, 11 de maio de 2021

X-Men: Fênix Negra


X-Men: Fênix Negra
Assista Agora!
Vivo Play Youtube Looke Google Play iTunes

Depois de Mulher-Maravilha e Capitã Marvel, porém antes da Viúva Negra, a Fênix Negra ganha seu filme solo, e de origem. Até aí, tudo ótimo. Envolvido com a franquia X-Men como produtor ou roteirista desde X-Men: O Confronto Final (2006), Simon Kinberg estreia na direção justamente na despedida da saga dos mutantes dos estúdios Fox, recém-comprado pela Disney. Era para ser um adeus triunfal, só que não.

X-Men: Fênix Negra se passa nos anos 90. Os X-Men deixaram a clandestinidade e são vistos como heróis, a ponto do professor Charles Xavier (James McAvoy) ter uma linha direta com o presidente dos Estados Unidos. Magneto (Michael Fassbender) vive em uma comunidade isolada com outros mutantes, e a paz reina. Nesse cenário, a garotinha Jean Grey (Summer Fontana) é amparada por Xavier e levada para a escola de crianças peculiares, após provocar uma tragédia familiar por não controlar seus poderes telecinéticos. É na juventude que Jean (agora na pele de Sophie Turner) participa de uma missão de resgate no espaço, onde é atingida por uma força cósmica que a transforma na mega poderosa Fênix Negra.

O enredo atira para vários lados. Um deles, a estremecida relação entre o professor Xavier e Mística (Jennifer Lawrence), que o acusa de colocar seus alunos em risco por egocentrismo. Enquanto isso, Fera (Nicholas Hoult) tem atuação cada vez mais marcante na escola. A vilã é Vuk (Jessica Chastain), a alienígena que está na Terra com seu séquito, para tomar a energia cósmica de Jean e dominar o planeta. Mas o foco central, claro, é a própria Fênix Negra, mergulhada em crise existencial.

Essas camadas são desenvolvidas com cuidado e fica a sensação de que as peças vão se encaixar e os quase 20 anos da franquia no cinema formarão um todo coeso. Então, sem aviso, vêm as reviravoltas que descolam o filme do resto da saga – sem spoilers. A jornada dos mutantes da Marvel, que começou com X-Men: O Filme (2000), sempre teve certos desajustes cronológicos, mas não nessa magnitude. Os fãs mais experts podem até justificar pelas mudanças que Wolverine promove na dobra do tempo em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014). Para o grande público, porém, o desfecho é uma monumental frustração.




Trailer

Ficha Técnica

Título: X-Men: Fênix Negra/Dark Phoenix
Direção: Simon Kinberg
Duração: 113 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Sophie Turner, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Jessica Chastain, Nicholas Hoult, Tye Sheridan, Alexandra Shipp, Evan Peters
Distribuição: Fox

Assista Agora!
Vivo Play Youtube Looke Google Play iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!