Chega a ser incômodo assistir passivamente ao drama de Maria Wang (Cheng Pei Pei), a chinesa que imigrou de Hong Kong para o Canadá e se dedicou exclusivamente a marido (Tzi Ma) e filhos. A pacata rotina da senhora de 60 anos sofre um baque quando ela descobre uma calcinha sexy no bolso da calça do esposo.
Parque de Meditação é um filme feminino, porém sutilmente feminista. A roteirista e cineasta Mina Shum aborda temas como a busca pela independência financeira, sororidade, terceira idade e, principalmente, valores familiares transmitidos de geração para geração. Interpretada por Sandra Oh (da série Grey’s Anatomy), Ava, a filha, não se encaixa no perfil da esposa submissa, mas entende e respeita o comportamento da mãe.
Repare como a figura ditatorial do patriarca não causa estranhamento no ambiente doméstico, embora o enredo revele que a postura restrita do pai provocou o traumático afastamento do outro filho. A trama foca na jornada de redescoberta de Maria, que mantém a traição em segredo, mas decide dar um basta ao isolamento e expandir os horizontes. Ela trava amizade com as divertidas vizinhas chinesas, se aproxima de um homem com problemas pessoais e procura trabalho.
É com humor agridoce que a cineasta ainda injeta um espírito detetivesco à personagem, que sai a campo para investigar a identidade da amante do marido. Para a delicada Maria, a nova realidade provoca transformações drásticas. Para o público ocidental, contudo, é duro aceitar o posicionamento dela em relação à infidelidade e ao casamento. Parque de Meditação é um atestado de que, em costumes e tradições milenares, não se mexe tão facilmente.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Parque de Meditação/Meditation Park
Direção: Mina Shum
Duração: 94 minutos
País de Produção/Ano: Canadá, 2017
Elenco: Cheng Pei Pei, Tzi Ma, Sandra Oh, Don McKellar, Zak Santiago, Jemmy Chen, Lillian Lim, Alannah Ong
Distribuição: Lança Filmes
Comentar
Comentários (0)