quinta, 25 de fevereiro de 2021

Os Invisíveis


Os Invisíveis
Assista Agora!
NET NOW Looke

Ano passado estrearam por aqui duas histórias reais de arrepiar sobre judeus sobreviventes da Segunda Guerra, A Viagem de Fanny e Os Meninos que Enganavam os Nazistas. Os dois filmes traziam ao fim imagens dos personagens verdadeiros, já octogenários.

Essa visão enternecedora é ainda mais forte em Os Invisíveis, porque o cineasta Claus Räfle recria os acontecimentos a partir do relato dos protagonistas na velhice, e os prórprios surgem como narradores entre um evento e outro.

Tudo se passa na Berlim de 1943, onde cerca de 7 mil judeus estavam escondidos. Não mais de 1700 sobreviveram e o filme narra os percalços de quatro deles.

O que mais impressiona desta vez não é nem o desafio desses jovens judeus em escapar ao cerco, muitas vezes vivendo em condições péssimas, mas a coragem e a generosidade de alemães que arriscaram a própria vida para dar abrigo aos perseguidos.

E repare que nem todos eram contra o regime, como o oficial nazista que emprega duas moças como copeiras em sua casa, ciente de que deveriam ter sido enviadas aos campos de extermínio.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Os Invisíveis/Die Unsichtbaren
Direção: Claus Räfle
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: Alemanha, 2017
Elenco: Max Mauff, Alice Dwyer, Ruby O. Fee, Aaron Altaras, Victoria Schulz, Florian Lukas, Andreas Schmidt, Hans Winkler, Sergej Moya
Distribuição: Mares/A2

Assista Agora!
NET NOW Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!