terça, 10 de setembro de 2024
Lista

Duas comédias românticas que driblam clichês


Duas comédias românticas que driblam clichês

O bardo William Shakespeare dominava os signos da comédia romântica lá no século 16. Tanto que, quatro séculos depois, Kenneth Branagh, um dos seus maiores entusiastas na sétima arte, manteve o frescor do original na adaptação da peça Muito Barulho por Nada (1993). Antes um subgênero da comédia e do romance, a comédia romântica foi lapidada desde os primórdios do cinema.

Antes de mais nada, criou clichês para chamar de seus – final feliz, encontros e desencontros, antagonistas que se apaixonam, amigos (sidekicks) fiéis que agem como cupidos e tantos outros. Teve períodos de glória, mas também de mesmice e decadência. De vez em quando, surgem aquelas que honram os clichês e ainda injetam simpatia e ousadia à receita. É o caso de duas novidades em streaming.

Uma delas é a produção da Netflix Amor à Primeira Vista. O título batido não faz jus aos divertidos e comoventes percalços do romance entre uma americana e um inglês unidos pelo acaso, ou seria pelo destino? Já em Coisas do Amor, sobra crítica e engajamento no encontro entre um astro do cinema e uma atriz de stand-up. Outro título bobinho para um filme que de bobo não tem (quase) nada, e ainda conta com o atrativo de vir da Alemanha, um país sem tradição no gênero.


Comédia Romântica
Amor à Primeira Vista/Love at First Site

Amor à Primeira Vista/Love at First Site

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, nome do livro de Jennifer E. Smith que inspirou Amor à Primeira Vista, tem uma palavrinha que faz toda a diferença: probabilidade. Qual a chance de se perder um voo e, enquanto espera o próximo, conhecer alguém especial que estará no mesmo avião? E qual a chance de um defeito em um cinto de segurança colocar os dois lado a lado?

Quem faz o estudo do acaso, ou do destino, é a atriz Jameela Jamil, que assume como narradora e cupido, ao incorporar diversas personagens que dão uma ajudazinha aos pombinhos da vez. A americana Hadley (Haley Lu Richardson, A Cinco Passos de Você) e o inglês Oliver (Ben Hardy, Bohemian Rhapsody) formam a dupla central, e o primeiro acerto da trama é dar tempo para o entrosamento. Primeiro em um café no aeroporto de Nova York, depois nas sete horas do voo com destino a Londres.

Amor à Primeira Vista/Love at First Site

Em diálogos bem-humorados, a química e a sintonia ganham autenticidade. Eles falam sobre seus medos e das razões pelas quais estão atravessando o Atlântico. Ela para um casamento, ele para um funeral. É fácil acreditar nesse amor, mas um pequeno infortúnio faz com que se percam um do outro na chegada. Qual a chance de se verem novamente? O enredo e o cupido se encarregam de reuni-los, mas os dramas pessoais de cada se incumbem de afastá-los.

Aí está o ponto forte da diretora estreante em longas Vanessa Caswill. Há um sabor agridoce, talvez até amargo, na história do casal. Porque Hadley precisa encarar uma nova realidade familiar, com o segundo casamento do pai, enquanto a família de Oliver lida com o luto de uma forma inusitada e até artística. São empecilhos que fogem do lugar comum no gênero e cativam o espectador. Até Shakespeare deixa sua marca, com uma sequência inspirada em Romeu e Julieta. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Amor à Primeira Vista/Love at First Site
Direção: Vanessa Caswill
Duração: 90 minutos

País de Produção/Ano: EUA, Reino Unido, 2023
Elenco: Haley Lu Richardson, Ben Hardy, Jameela Jamil, Rob Delaney, Dexter Fletcher, Sally Phillips
Distribuição: Netflix


Assista Agora!
Netflix

Comédia Romântica
Coisas do Amor / Liebesdings

Coisas do Amor / Liebesdings

Pode apostar que muita gente vai chamar Coisas do Amor de comédia romântica lacradora. Não falta ousadia nas temáticas que envolvem um improvável romance, e a roteirista e diretora alemã Anika Decker ilumina antigos e novos tabus. E vai além, ao lançar um olhar crítico sobre a mídia e o universo digital. O palco é Berlim, que se agita com a chegada de Marvin Bosch (Marco Albrecht), o astro de cinema do momento.

Na forma da mau-caráter Bettina (Alexandra Maria Lara), a imprensa sensacionalista invade a privacidade do galã, que precisa sair de cena depois de dar tudo errado em uma entrevista. Acuado por fãs e paparazzi, ele se refugia em um decadente teatro feminista e LGBT+, chamado 3000. Infiltrado nos bastidores, se espanta e se encanta com o stand-up de Frieda (Peri Baumeister), que faz um humor erótico focado no clitóris.

Coisas do Amor / Liebesdings

Para a dupla que assessora Marvin, aquele é o esconderijo ideal, entre lésbicas, trans e drag queens. Longe do glamour, dos holofotes e do assédio – pois ninguém ali dá a mínima para seu status –, ele se envolve com Frieda. Se o 3000 está à beira da falência, a carreira de Marvin também fica por um fio com estragos provocados por fake news. O papo é reto sobre sexo, fama, drogas e até feminicídio.

Por outro lado, Coisas do Amor é pudico e conservador nas cenas românticas e na abordagem de tópicos polêmicos como o aborto. Chega a ser ingênua a maneira como a cineasta explora um trauma do passado do protagonista, cuja solução é das mais simplistas, para não dizer preguiçosa. Apesar das irregularidades, principalmente na falta de sutileza na busca pelo riso e na insistência em tramas paralelas, há méritos nessa incomum investida do cinema alemão no gênero.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Coisas do Amor / Liebesdings
Direção: Anika Decker
Duração: 100 minutos

País de Produção/Ano: Alemanha, 2022
Elenco: Marco Albrecht, Peri Baumeister, Alexandra Maria Lara, Lucie Heinze
Distribuição: A2 Filmes


Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Claro TV Youtube iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!