Foi no início dos anos 2000, quando o Alzheimer não era ainda um mal que acometia com tanta frequência a população, que os filmes que tratavam do assunto começaram a se destacar. Entre eles, os premiados dramas Iris e o argentino O Filho da Noiva, ambos de 2001, e logo depois o romance O Diário de Uma Paixão (2004). Dez anos depois, Julianne Moore ganhou o Oscar de melhor atriz pelo comovente Para Sempre Alice, e a doença tem sido tema de várias produções com múltiplas abordagens.
Em Viver Duas Vezes, a diretora espanhola María Ripoll realiza um simpático road movie, em tons agridoces de drama e comédia. Emilio (o argentino Oscar Martínez, O Cidadão Ilustre) é um sisudo professor de matemática aposentado, viciado em sudoko, que ele prefere chamar de quadrados mágicos. Diagnosticado com Alzheimer em estágio inicial, ele decide reencontrar o grande amor de sua juventude antes de esquecê-la para sempre.
Mas a cruzada de Emilio se torna também uma aventura de resgates afetivos. Com ele pelas estradas e litorais da região de Valencia, viajam sua filha única Julia (Inma Cuesta, Todos Já Sabem), o genro Felipe (Nacho López) e a neta Blanca (Mafalda Carbonell), de 9 anos. Julia se reaproxima do pai e se distancia do marido. Desempregado, Felipe se tornou coach digital, com uma amante nas horas vagas. A direção aproveita os diálogos rápidos e espirituosos, não raro cômicos, o ótimo elenco e o ritmo acelerado à moda de Pequena Miss Sunshine.
O coração do filme, no entanto, está na relação entre Emilio e Blanca, no choque de gerações do avô analógico e da neta digital, que se unem na sintonia do objetivo comum: encontrar o amor. Ele, o último, de terno, gravata e buquê de flores na mão. Ela, o primeiro, de celular na mão e tênis no pé. A carismática atriz mirim, hoje com 11 anos, venceu o diagnóstico de uma doença congênita precoce que a deixaria paralítica. Ela incorporou o seu caminhar peculiar à personagem, que foi reescrita especialmente para ela, após sua performance notável no teste de elenco.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Viver Duas Vezes/Vivir dos Veces
Direção: MarÃa Ripoll
Duração: 101 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Espanha, 2019
Elenco: Oscar MartÃnez, Inma Cuesta, Mafalda Carbonell, Nacho López
Distribuição: Netflix