Dwayne Johnson entrou na franquia Velozes & Furiosos no episódio 5, Operação Rio (2011). Seu personagem, o agente Luke Hobbs, tem a missão de prender Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe, mas às tantas acaba integrado à família. Jason Statham foi o grande vilão de Velozes & Furiosos 7, na pele de Deckard Shaw, ex-militar e mercenário britânico, que pretende vingar a morte do irmão Owen (Luke Evans) na parte 6. Em Velozes 8, Shaw é escalado para ajudar o time de Loretto no combate à hacker vivida por Charlize Theron.
Com estilos totalmente opostos, o brucutu Hobbs e o refinado Shaw esbanjaram sintonia como antagonistas unidos na marra para salvar o mundo. Na base da provocação, com piadas maldosas e pancadaria classe A na hora de enfrentar bandidos, a dupla dinâmica injetou tamanha energia na série que a ideia de um spin-off tomou forma rapidinho – e teria sido um dos motivos da famosa tensão entre Johnson e Vin Diesel durante as filmagens do último filme.
Eis que Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw estreia com toda a pompa e circunstância, e os nomes de Johnson e Statham também estampam a lista de produtores. O comando é de David Leitch, produtor da trilogia John Wick e diretor de Atômica e Deadpool 2 – ou seja, sabe tudo de filmes de ação. O roteiro de Chris Morgan (autor de quase toda a saga Velozes & Furiosos), porém, é uma bobagem nada inventiva. A ameaça de ataque terrorista com vírus mortal já deu dor de cabeça para Jack Bauer na série 24 Horas e serviu de mote até para Missão: Impossível 2. Lembram do Quimera, que a personagem de Thandie Newton injeta em si mesma? Pois é...
É justamente essa a atitude da agente inglesa Hattie (Vanessa Kirby, da série The Crown), para evitar que o vilão tome posse do vírus que derrete órgãos e pode exterminar metade da população em poucos dias. Escalados pela CIA e pelo MI6, os heróis são obrigados a trabalhar juntos para achar a moça que, detalhe, é irmã caçula de Shaw. O bad guy da vez é Brixton (Idris Elba, mais másculo do que nunca), um soldado aprimorado geneticamente a quem Hobbs logo apelida de Superman Negro.
Haja cenas de ação para fazer esse fiapo de trama render as mais de duas horas de filme. A boa notícia é que as sequências são inúmeras e espetaculares – para ver no IMAX, por favor. Fãs de Velozes e Furiososnão têm do que reclamar. No confronto final, veículos possantes protagonizam o mais apoteótico cabo de guerra dos últimos tempos. É ao valorizar a família, porém, que Hobbs & Shaw mantém a essência da saga original. Sim, porque Hellen Mirren está de volta como a mamãe de Deckard e Hattie, e Hobbs tem bons momentos com a filha, além de fazer um retorno estratégico à terra natal, Samoa, na Polinésia.
Sem spoilers, mas há duas participações especiais que vão fazer o público vibrar e rir muito. E tem cenas pós-crédito!
Trailer
Ficha Técnica
Título: Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw/Fast and Furious Presents: Hobbs and Shaw
Direção: David Leitch
Duração: 135 minutos
País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2019
Elenco: Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba, Vanessa Kirby, Helen Mirren, Eliana Sua, Elza González, Cliff Curtis, Eddie Marsan
Distribuição: Universal
Comentar
Comentários (0)