quarta, 05 de outubro de 2022
Streaming Drama

Treze Vidas


Treze Vidas
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

O extraordinário resgate dos meninos da caverna na Tailândia comoveu o mundo em 2018. Conhecer o desfecho não é spoiler, mas um alento. Senão seria quase insuportável assistir a Treze Vidas. A estreia do Prime Video é uma resposta aos que pensavam que o diretor Ron Howard havia perdido a mão, depois dos insossos Han Solo e Era uma Vez um Sonho. A verve meticulosa que trouxe à tela as histórias reais de Rush: No Limite da EmoçãoApollo 13 e Uma Mente Brilhante aflora na recriação da façanha que reuniu mais de mil voluntários de várias partes do mundo.

Treze Vidas

Com sotaque caprichado, Viggo Mortensen e Colin Farrell dão vida a Rick Stanton e John Volanthen, os veteranos mergulhadores britânicos que lideraram as buscas em colaboração com os socorristas de elite da Marinha tailandesa. Tudo começou no dia do aniversário de um dos jogadores do time de futebol juvenil Javalis Selvagens. Depois de uma partida e antes de ir para a festa, os 12 meninos, entre 11 e 17 anos, e seu técnico, de 25, foram celebrar na caverna Tham Luang, onde costumavam explorar as grutas. Foram surpreendidos por uma tromba d'água fora de época que inundou o local quando estavam a cerca de quatro quilômetros da saída.

Treze Vidas

Do ponto de vista dramático, Howard tinha em mãos a tempestade perfeita, pela variedade de percalços enfrentados pelas equipes na operação que levou 18 dias. Treze Vidas retrata a tragicidade da situação em tom documental e naturalista. Não há espaço para melodrama. Embora o ponto de vista seja mais centrado nos mergulhadores, não há foco em um personagem. É da corrente de solidariedade diante de cada desafio que vem a emoção. Consultor da produção, o verdadeiro Stanton treinou Mortensen e Farrell. Eles recusaram dublês, enfrentaram ataques de pânicos, mas mergulharam entre túneis estreitos e bolsões de ar no claustrofóbico cenário cavernoso construído em um gigantesco tanque. 

Treze Vidas

O filme dura quase 2h30min. Acredite, não dá para desgrudar os olhos, porque as condições extremas mantêm o suspense. Encontrar os garotos e o técnico vivos gerou euforia, porém deflagrou um problema ainda maior: como retirá-los daquele labirinto rochoso em um trajeto de deslocamento submarino quase impossível. Não vale aqui adiantar os pormenores do resgate, mas o enredo cobre a força tarefa dentro e fora da caverna. Produtores de vilarejos rurais, por exemplo, abriram mão da colheita anual para que parte da água que invadiria a caverna por rochas porosas fosse redirecionada para suas plantações em dutos artesanais.

Treze Vidas

A vigília das famílias, de curiosos e da imprensa cria um estado de espírito esperançoso. Essa aura de união, fé e doação toca forte no espectador. Eleva os sentimentos também ver como o jovem técnico conseguiu manter a calma dos meninos, que enfrentaram fome, frio e escuridão por dez dias até serem descobertos. Há no YouTube inúmeros vídeos de bastidores de Treze Vidas (Thirteen Lives), que dão a dimensão dos sets montados em um angar de avião, e da complicada filmagem das cenas de mergulho. A recepção tem sido calorosa. No site Rotten Tomatoes, está com 94% de aprovação.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Treze Vidas/Thirteen Lives
Direção: Ron Howard
Duração: 147 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 2022
Elenco: Viggo Mortensen, Colin Farrell, Joel Edgerton, Tom Bateman, Paul Gleeson, Teeradon Supapunpinyo
Distribuição: Prime Video

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!