quarta, 05 de outubro de 2022
Streaming Ação Drama

Top Gun: Maverick


Top Gun: Maverick
Assista Agora!
iTunes Google Play Youtube

Com mais de US$ 1,4 bilhão na bilheteria mundial, Top Gun: Maverick é o maior sucesso da carreira de Tom Cruise. Para quem viu o original, Top Gun: Ases Indomáveis, em 1986, a continuação é mais do que uma experiência de entretenimento nostálgico. É a comprovação de que o carisma daquele jovem de então 24 anos, que chamara atenção na comédia romântica Negócio Arriscado (1983), continua intacto aos 60 anos. 

Top Gun: Maverick

Cruise é hoje um dos maiores defensores da telona. Top Gun: Maverick estava pronto havia dois anos, mas lançar direto em streaming estava fora de cogitação. A decisão foi esperar a pandemia de coronavírus ceder até que o público pudesse voltar aos cinemas e se deleitar com a superprodução em toda a sua magnitude. É para garantir a autenticidade que o ator e produtor se recusa a usar dublês. Se o tornozelo fraturado no salto entre dois prédios nas filmagens de Missão Impossível 6 deixou as seguradoras da Paramount Pictures em polvorosa, imagine a dor de cabeça quando ele avisou que pilotaria os caças F-18 nas absurdas cenas aéreas do novo Top Gun. Vale a pena ver ou rever Ases Indomáveis, disponível on demand, porque a continuação é uma grande homenagem ao original.

Top Gun: Maverick

Das músicas à cenas clássicas com nova roupagem, Maverick retoma a história 36 anos depois, com Pete "Maverick" Mitchell desacreditado. O projeto de um novo caça é desativado e ele só escapa da aposentadoria porque Tom "Iceman" Kazansky, agora Comandante da Frota do Pacífico, decreta seu retorno como instrutor à escola de pilotos de elite Top Gun, onde um dia eles foram rivais. O reencontro dos personagens é a sequência mais emocionante, porque Val Kilmer, intérprete de Ice, recupera-se de um câncer na garganta e sua fragilidade física é comovente.

Top Gun: Maverick

A missão do novo esquadrão de pilotos é quase suicida, e envolve uma usina nuclear em território inimigo e de difícil acesso. O enredo central praticamente se repete, inclusive na rixa entre dois ases indomáveis: o arrogante Jake “Hangman” Seresin (Glen Powell) e o boa praça Bradley “Rooster” Bradshaw (Miles Teller). Porém com um adendo. Este último é o filho de Goose, o melhor amigo que Maverick não conseguiu salvar, e que será a ponte do protagonista com o traumático passado. O romance desta vez é com Penny (Jennifer Connelly, linda!), a atual dona do famoso bar onde os militares se encontram. Embora bacaninha, a canção tema “Hold My Hand”, de Lady Gaga, não se compara a inesquecível balada “Take My Breath Away”, da banda Berlin.

Top Gun: Maverick

Além do conflito pessoal, Maverick precisa convencer o superior vivido por Jon Hamm que sua estratégia do voo é a única viável para a operação. Numa sequência aérea que nasce antológica, ele prova que seu espírito rebelde continua intacto. Por tabela, Cruise realiza manobras tão sensacionais que não à toa mira o espaço para sua nova empreitada – em parceria com a Tesla. O filme é dedicado a Tony Scott, diretor do original, morto em 2012. Quem assume a batuta é Joseph Kosinski, que dirigiu Cruise na ficção científica Oblivion, e Jennifer e Teller em Homens de Coragem, sobre uma trupe de bombeiros, ambos com ótimas cenas de ação. Mas aqui as façanhas visuais estão em outro nível.

Top Gun: Maverick

Com quase 50 filmes nas costas e três vezes indicado ao Oscar - por Nascido em 4 de Julho, Jerry Maguire – A Grande Virada e Magnólia -, Tom Cruise vive um momento iluminado. Top Gun: Maverick teve noite de gala com muitos aplausos no Festival de Cannes, e o astro ainda foi surpreendido com uma Palma de Ouro honorária pela carreira. Ano que vem tem mais cinema espetáculo com a Parte 1 de Missão: Impossível – Acerto de Contas. Para Cruise, o céu definitivamente não é o limite.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Top Gun: Maverick
Direção: Joseph Kosinski
Duração: 131 minutos

País de Produção/Ano: EUA/China, 2022
Elenco: Tom Cruise, Jennifer Connelly, Miles Teller, Val Kilmer, Jon Hamm, Ed Harris, Charles Parnell, Glen Powell, Monica Barbaro, Lewis Pullman
Distribuição: Paramount Pictures

Assista Agora!
iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!