Um querido colega crítico disse que, ao olhar a imagem do verdadeiro Ted Bundy, achou que Ryan Gosling teria sido o ator ideal para viver um dos mais notórios serial killers da crônica policial norte-americana. O astro de La La Land faria um ótimo trabalho, sem dúvida, mas vejo como tiro certo a escolha de Zac Efron. O eterno Troy Bolton de High Scholl Musical tem se descolado o quanto pode do musical da Disney que o catapultou para a fama, mas a aura de bom moço contribui muito para a construção do personagem. Bundy era bonito, charmoso, inteligente, aparentemente acima de qualquer suspeita, porém um monstro que brutalizava suas vítimas de formas indescritíveis.
O título original, Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile, é uma citação de trecho da sentença do juiz que o condenou à cadeira elétrica: “Os crimes foram extremamente perversos, surpreendentemente malignos, vis e produto do desejo de infligir um alto nível de dor e de uma enorme indiferença à vida humana”. Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal é um olhar íntimo e pessoal do homem que matou mais de 30 mulheres na década de 70. A trama é uma adaptação do livro de Elizabeth Kendall, que foi namorada de Bundy por anos. Interpretada por Lily Collins (Tolkien), Liz é uma mãe solteira por quem o estudante de Direito se apaixonou a ponto de forjar uma tradicional vida em família, o que não o impedia de exercitar sua face sombria por outras bandas.
Zac Efron comparece com seu poder de sedução, pois o fascínio que Bundy provocava nas mulheres era tamanho que as fãs marcavam presença em seu lado da plateia no tribunal. Embora a atuação da mídia, do sistema judicial e policial faça parte do retrato, o filme tem um ponto de vista romantizado. Não só a violência das mortes é relatada com pudor e de forma breve, como Bundy pouco aparece em ação. Há uma surpresa em relação à Liz, mas o serial killer galã é poupado pela perspectiva de quem um dia o amou e considerou como pai de sua filha.
Essa versão ficcional encontra um complemento e tanto na minissérie documental da Netflix Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy, produzida, escrita e dirigida pelo mesmo Joe Berlinger. Com abordagem jornalística, os quatro episódios são erguidos a partir de gravações das entrevistas de dois jornalistas com o prisioneiro, já no corredor da morte. É de tirar o sono, então a dica é fazer um aquecimento com as eficientes recriações de Zac Efron e Lily Collins.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Ted Bundy: A IrresistÃvel Face do Mal/Extremely Wicked, Schockingly Evil and Vile
Direção: Joe Berlinger
Duração: 110 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Lily Collins, Zac Efron, Haley Joel Osment, John Malkovich, Angela Sarafyan, Jeffrey Donovan
Distribuição: Paris Filmes