terça, 15 de julho de 2025
Streaming Ação Drama

Shadow


Shadow
Assista Agora!
Looke iTunes Google Play Youtube Vivo Play

O chinês Zhang Yimou não faz filmes, faz pinturas cinematográficas. A estética onírica com que emoldura épicos dramáticos, bélicos, aventurescos ou românticos tem em seu legado obras únicas como Lanternas Vermelhas, Tempo de Viver, Herói e O Clã das Adagas Voadoras. Nem sempre, porém,  seus exuberantes afrescos estão a serviço de grandes histórias – que o diga o fraquinho A Grande Muralha, estrelado por Matt Damon e Willem Dafoe em 2016.

Shadow

Shadow tem um enredo simples, mas com algo a dizer. Ambientado durante a era dos Três Reinos da China (220-280 DC), conta a história de um rei jovem, órfão de pais, mas bem acompanhado por uma irmã cheia de personalidade, que teve seu povo expulso da terra natal. Seu espírito, porém, é pacifista. Ele se basta com uma rotina de banquetes com danças e shows de arpa. E prefere oferecer a irmã como concubina ao filho do inimigo como agrado. Bem ao contrário de seu comandante, que tem sangue na veia e quer retomar o território no campo de batalha.

Shadow

Um detalhe fundamental: o militar é na verdade um shadow, um “sombra”, como eram chamados plebeus que substituíam reis e aristocratas em tempos de perigo. O verdadeiro comandante, um mestre em artes marciais debilitado pela guerra, vive escondido em uma gruta dentro do palácio. Já o sósia, retirado da família ainda criança, guarda rancor da exploração, é apaixonado (e correspondido) pela patroa, e ainda assim se submete aos mandos do comandante.

Shadow

No meio da pendenga entre governantes e governados, invasores e invadidos, quem se sobressai no olhar do cineasta são as mulheres. A irmã do rei, que decide pegar em armas para defender o próprio destino, e a esposa do comandante, que sugere um estilo marcial inédito para pegar o inimigo de surpresa – envolve um guarda-chuva, gestuais femininos e rodopios desconcertantes e potentes.

Shadow

A ofuscante fotografia em preto e branco torna ainda mais intenso o ideograma yin yang que serve de palco dos duelos, com o poder da energia feminina a movimentar a energia masculina em um balé esvoaçante (e violento) que Zhang Yimou coreografa com maestria. A narrativa guarda algumas reviravoltas, mas o espetáculo de Shadow é visual. Para ver na maior tela possível.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Shadow/Ying
Direção: Zhang Yimou
Duração: 116 minutos

País de Produção/Ano: China, Hong Kong, 2018
Elenco: Chao Deng, Li Sun, Sujin Zhu
Distribuição: Play Arte

Assista Agora!
Looke iTunes Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).