Refilmar clássicos é sempre perigoso. Lembram do fiasco do remake de Psicose por Gus Van Sant? A nova versão de Papillon entra na seleta lista das refilmagens que deram certo – Nasce Uma Estrela, Onze Homens e Um Segredo, Bravura Indômita, só para citar algumas.
Estrelado por Steve McQueen e Dustin Hoffman, o original de 1973 foi sucesso de bilheteria. A dupla agora é interpretada por Charlie Hunnam (Rei Arthur: A Lenda da Espada) e Rami Malek, e este último está no auge e favorito ao Oscar 2019 pela recriação de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody. A história de uma fuga impossível é real e digna de cinema, mas deve tudo à sintonia fina entre os dois protagonistas.
O francês Henri Charrière (Hunnam) foi acusado injustamente pela morte de um cafetão no início dos anos 1930, e condenado a passar o resto da vida na temida colônia penal da Ilha do Diabo. No navio que o leva às Guianas Francesas, conhece Louis Dega (Malek), falsário notório e riquíssimo, porém frágil. Como um precisa de proteção e o outro de dinheiro para financiar o plano de fuga, eles fecham um pacto e, claro, encontram na amizade a força para o caos que vivem naquele inferno.
“É uma aventura de fuga de prisão, mas o escapar não é só da ilha, e sim de si mesmos”, afirmou o cineasta dinamarquês Michael Noer. “Eles precisam descobrir quem realmente são, e esse é o maior apelo, o laço entre dois personagens que se encontram na tormenta.” Disse tudo.
Curiosidade: Charrière ganhou o apelido Papillon (borboleta, em francês) pela tatuagem que tinha no peito.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Papillon
Direção: Michael Noer
Duração: 133 minutos
PaÃs de Produção/Ano: República Tcheca/Espanha/EUA, 2017
Elenco: Charlie Hunnam, Rami Malek, Michael Socha, Eve Hewson
Distribuição: Imagem