Neste 4 de maio, o vocalista e compositor da banda Paralamas do Sucesso completa 60 anos. O aniversário de Herbert Vianna coincide com a estreia do documentário Os Quatro Paralamas na Netflix, e marca ainda 20 anos do trágico acidente de ultraleve que o deixou viúvo e paraplégico. O músico ganhou seu próprio documentário em 2009, Herbert de Perto, disponível no Globoplay, também dirigido por Roberto Berliner, em parceria com Pedro Bronz.
Agora Berliner divide a direção com Paschoal Samora. Os Quatro Paralamas é um filme-relato sobre a banda Paralamas do Sucesso. O próprio cineasta abre o documentário, com algumas frases sobre a história da amizade e do amor comum pela música de Herbert Vianna, Bi Ribeiro (baixo) e João Barone. E, também, de João Fortes, o quarto Paralamas do grupo. Apaixonado por música, mas sem talento para instrumentos, Fortes foi e é o único empresário da banda desde o início dos anos 1980, quando o trio começou a tocar e compor em Brasília, depois que os colegas de faculdade Herbert e João conheceram Bi, e trocaram por acidente o baterista Vital, que inspirou o hit “Vital e Sua Moto”, por João.
O estouro do Paralamas do Sucesso aconteceu mesmo no Rio de Janeiro, em 1983, na famosa apresentação no Circo Voador. Ali Berliner os filmou pela primeira vez, e não parou mais. Shows, discos, turnês pelo Brasil adentro e pelo mundo afora. A apresentação histórica no Rock in Rio de 1985, o acidente de Herbert, narrado com delicadeza, e a retomada. Berliner cumpre o que promete, a partir de um acervo de imagens riquíssimo, que atravessa as quase quatro décadas de história da banda.
No presente, o quarteto, agora maduro, reúne-se no estúdio muito mais que improvisado na casa de Bi Ribeiro, tocando e conversando sobre suas histórias. O documentário não se atém a datas, lugares, nomes ou cronologia de álbuns nem mesmo à trajetória musical e profissional da banda. Antes, registra encontros marcantes, momentos importantes, a sintonia rara destes mosqueteiros da música que se transformou em harmonia e no estilo inconfundível do Paralamas de Sucesso em seu caldeirão de rock, reggae, ska e pop.
Ao lado de hits como "Vital e Sua Moto”, “Óculos”, “Saber Amar”, “Alagados” e “Meu Erro”, os amigos contam a origem de algumas canções, cantam outras perdidas no tempo e mais atuais. Na janela que Os Quatro Paralamas abre, com imagens muitas vezes granuladas, corroídas, mas sempre autênticas, para o passado e o presente, podemos espiar também a cultura, a moda e o País refletidos nas letras da banda que, profeticamente, já trazia sucesso no seu próprio nome. E embalou a juventude de toda uma geração.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Os Quatro Paralamas
Direção: Roberto Berliner, Paschoal Samora
Duração: 99 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Brasil, 2020
Elenco:
Distribuição: Netflix