Steve Martin postou esses dias no Twitter imagem do início das filmagens da segunda temporada de Only Murders in the Building, disponível na plataforma Star+. É o retorno triunfal do astro das comédias O Tiro que não Saiu pela Culatra e Os Picaretas, que teve seu auge nas décadas de 80 e 90 e andava sumido das telas. Com 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes e forte presença na temporada de prêmios, a série foi criada por Martin e John Hoffman (Grace and Frankie). Imagine Agatha Christie tendo um ataque de riso enquanto escreve um de seus romances de mistério, e terá uma ideia do que esperar dessa inventiva honraria ao gênero.
Também protagonista, Martin divide a cena com Martin Short, seu parceiro na franquia O Pai da Noiva e em Três Amigos. Eles são Charles e Oliver, moradores do Arconia, um condomínio de apartamentos de luxo no Upper West Side, em Nova York. A morte de um jovem vizinho, Tim Kono (Julian Cihi), aciona o alarme e provoca a saída emergencial de todos. E assim, no restaurante do bairro para onde são levados, os dois descobrem ser aficionados pelo mesmo podcast de true crime (crime real). A eles junta-se Mabel (Selena Gomez), outra moradora também fanática por histórias policiais. Naquele mesmo dia, os três dividiram o elevador com Tim Kono, e desconfiam da tese de suicídio apresentada pela polícia. Pronto, está lançada a teoria conspiratória do assassinato.
Oliver é quem tem a ideia de investigar por conta própria e transformar a rotina detetivesca em um podcast. A verdade dessa trinca é que cada um deles tem suas razões para topar a empreitada. Produtor da Broadway falido e prestes a ser despejado, Oliver mira a volta por cima e vai atrás de patrocinador. Charles fez fama e dinheiro como astro de uma série policial, Brazzos, mas está desempregado e solitário. Já Mabel vive no apartamento da tia para remodelá-lo, e mantém em segredo um vínculo pessoal com Tim Kono. São 10 episódios de 30 minutos, com a entrada constante de novos personagens e flashbacks com a história pregressa dos protagonistas.
Até o astro da música Sting está na lista de suspeitos e sua participação especial é hilária. O humor é farsesco, com diálogos regados por cinismo e ironia, além de uma pitada de pastelão. Mas a melancolia também se faz presente, num balanço ritmado com a comédia. Martin e Short não precisam de aquecimento para dar liga, e a dinâmica com Selena é a carta na manga da produção. Premiada com o People’s Choice Awards como a melhor Estrela de Comédia de TV de 2021, a atriz e cantora de 29 anos mantém a mesma carinha da garota que estourou na série da Disney, Os Feiticeiros de Waverly Place. Se a trama de mistério em si é mais uma entre tantas, a série sai do comum pelo frescor que a personagem Mabel injeta na vida dos atabalhoados veteranos. Em Only Murders in the Building, três não é demais.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Only Murders in the Building
Direção: Jamie Babbit, Cherien Dabis, Gillian Robespierre, Don Scardino
Duração: 30 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Steve Martin, Martin Short, Selena Gomez, Aaron Dominguez, Amy Ryan, Nathan Lane, Tina Fey, Julian Cihi
Distribuição: Star+