quarta, 16 de julho de 2025
Streaming Drama Policial

O Enfermeiro da Noite


O Enfermeiro da Noite
Assista Agora!
Netflix

Não é mais novidade pra ninguém que o mundo está em plena febre do gênero true crime. Tramas sobre crimes reais brotam como erva daninha em forma de filmes, séries e podcasts. Entre os nacionais, vale citar o díptico do caso Suzane von Richthofen – A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais – e Pacto Brutal, sobre o assassinato de Daniella Perez. Este último se tornou a série original mais assistida da HBO Max no Brasil e na América Latina. Entre as estrangeiras, Dahmer – Um Canibal Americano continua no top 10 das séries da Netflix no Brasil, enquanto a estreia O Enfermeiro da Noite é hoje o Top 1 em filmes da plataforma.

O Enfermeiro da Noite

O ex-enfermeiro Charles Cullen é considerado o maior serial killer dos Estados Unidos, com 40 mortes de pacientes confirmadas e 400 não comprovadas. Baseada no livro do jornalista investigativo Charles Graeber, a produção é triplamente grifada. Vencedor do Oscar por A Teoria de Tudo (2014), Eddie Redmayne faz o psicopata. Dona da estatueta dourada por Os Olhos de Tammy Faye (2021), Jessica Chastain vive Amy Loughren, a colega que ajudou a condená-lo. E o dinamarquês Tobia Lindholm, roteirista dos premiados A Caça e Druk – Mais Uma Rodada, dirige seu primeiro filme em língua inglesa. Não fosse esse time classe A e a história verídica, O Enfermeiro da Noite seria um drama policial genérico.

O Enfermeiro da Noite

O enredo cobre a reta final dos 16 anos em que Cullen atuou na enfermagem. O ciclo de matanças foi interrompido em 2003, em um hospital de Nova Jersey. Ali ele travou amizade com Amy, com quem dividia o turno da noite na UTI. Mãe solteira de duas crianças, ela tinha graves problemas cardíacos e contou com todo o carinho e apoio do novato, que passou a frequentar sua casa. Essa ligação emocional é costurada à investigação conduzida por dois policiais (Noah Emmerich e Nnamdi Asomugha), depois de uma morte suspeita. Justamente por ser fruto de uma obra jornalística, falta, porém, o perfil psicológico que rendeu a Cullen o apelido de Anjo da Morte.  

O Enfermeiro da Noite

Não são mencionadas a trágica morte da mãe e as dezenas de tentativas de suicídio – a primeira aos 9 anos de idade –, que bem poderiam ilustrar seu desequilíbrio mental. Em vez disso, ganham destaque os entraves burocráticos e sigilosos da direção dos hospitais nos quais Cullen deixou um rastro de mortes. Ainda assim, a dificuldade dos investigadores de ter acesso a documentos oficiais ganha importância com o auxílio de Amy, que descobriu as medicações letais ministradas nos pacientes e teve papel fundamental na confissão.

O Enfermeiro da Noite

O Enfermeiro da Noite tinha potencial para ser um thriller psicológico instigante, ao nível de O Silêncio dos Inocentes. Cullen admite os crimes em uma sequência enervante, ao mesmo tempo violenta e melancólica. Até essa cena catártica, contudo, seus passos são explorados factualmente. Sem acessar a psiquê do monstro, o espectador não desenvolve nem empatia, nem repulsa. Essa isenção involuntária compromete o efeito que certamente pretendiam o diretor e seus protagonistas. Charles Cullen está condenado à 11 penas de prisão perpétua e pode voltar à crônica policial de seu país, mas, por enquanto, no cinema será esquecido rapidamente.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Enfermeiro da Noite/The Good Nurse
Direção: Tobias Lindholm
Duração: 121 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Eddie Redmayne, Jessica Chastain, Noah Emmerich, Nnmadi Asomugha, Kim Dickens, Duncan Beattie
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).