sexta, 04 de julho de 2025
Cinema Drama

Mostra SP 22: A Noiva


Mostra SP 22: A Noiva
Garanta seu Ingresso!
Mostra SP 2023

Nessa semana a França repatriou 15 mulheres francesas e 40 crianças – entre elas 7 órfãs – que estavam detidas em campos de prisioneiros jihadistas no nordeste da Síria. Três das mulheres serão processadas por “associação terrorista” e todas as crianças serão entregues aos serviços de assistência social. A notícia do jornal O Estado de S. Paulo parece saída do filme A Noiva, uma das atrações da Mostra SP. Neste domingo, 23, terá exibição na Reserva Cultural, às 16h15, com a presença do diretor, o português Sérgio Tréfaut. Será a première brasileira, depois da estreia na seção Horizontes do Festival de Veneza.

Mostra SP 22: A Noiva

Ele esteve no Iraque pela primeira vez em 2012, pouco depois da saída das tropas americanas. Queria fazer um documentário para mostrar que era “pura hipocrisia a teoria americana de que eleições e mídia livre trariam paz ao país”. O projeto foi abortado quando o Estado Islâmico tomou o poder e ocupou Mossul. Impressionado com o número de europeus que se uniu ao Daesch, Tréfaut escreveu a ficcional história de Bárbara (a estreante Joana Bernando), a noiva jihad. Agora sob o nome de Umm, mãe de duas crianças e grávida, ela é retirada do campo para assistir à execução do marido francês, condenado por terrorismo. A lágrima que cai de seus olhos azuis ao som dos tiros é a única coisa que se vê do corpo coberto pela burca negra.

Mostra SP 22: A Noiva

De sua vida pregressa sabemos por ela mesma, que conta a um interrogador que tem descendência portuguesa, mas cresceu na França. Seu rosto de menina assusta quando é obrigada é retirar o véu. Da mãe que vem buscar o corpo do filho ela ouve “Sabes que sou contra tudo o que meu filho fez”, e “Eu nunca entendi por que ele se envolveu com tudo isso”. A resposta de Bárbara: “Ele fez suas escolhas”. Com sua lente documental e naturalista, Tréfaut observa o dia a dia da protagonista junto a outras mulheres e crianças no campo de prisioneiros. Não tem pretensão de obter respostas. Parece ciente de que não há explicação para o absurdo.

Mostra SP 22: A Noiva

Bárbara recebe a visita inesperada do pai português (Hugo Bentes, Raiva). Ele veio avisá-la de que será julgada no dia seguinte por ligação com terrorismo e que pode receber a pena capital. A serenidade com que Bárbara encara a possibilidade de morte é de uma maturidade brutal. Tréfaut calibra a emoção no realismo. A gravidade da situação fala por si. Mas é impossível não lamentar pela jovem que se ilumina quando, por três vezes, burla as leis islâmicas. Ela experimenta uma calça jeans, passa a maquiagem de outra prisioneira e ouve Amy Winehouse no ipod que o pai lhe deu de presente. É doído ver esses instantes de normalidade se dissiparem.  

Clique no botão da 46ª Mostra para comprar ingressos.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Mostra SP 22: A Noiva
Direção: Sérgio Tréfaut
Duração: 81 minutos

País de Produção/Ano: Portugal, 2022
Elenco: Joana Bernardo, Hugo Bentes, Lola Dueñas, Hossein Hassan,Rekesh Shahbaz, Saman Mustefa
Distribuição: Mostra SP

Garanta seu Ingresso!
Mostra SP 2023

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).