De 21 de outubro a 3 de novembro, Sampa vai respirar cinema durante a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Após a última edição 100% digital, a Mostra SP 2021 retorna em formato híbrido. Na imersão de duas semanas, as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil vão apresentar 265 títulos de vários países em circuito de salas de cinemas da cidade e também nas plataformas Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Mostra Play (acesso www.mostra.org). Como sempre, as maiores atrações são os filmes premiados nos principais festivais do mundo.
De Cannes vem o laureado com a Palma de Ouro, Titane, de Julia Ducournau, que provocou polêmica no festival por casos de mal-estar e crises nervosas entre o público. Com o astro francês Vincent Lindon no elenco, Titane traz Agathe Rousselle como a jovem dançarina que ganha impulsos assassinos após ter um implante de titânio instalado no crânio, devido a um acidente de carro. Ela cruza o caminho de um pai à procura do filho desaparecido. Outro de Cannes que deve ter ingressos disputados é Annette, o musical com Marion Cotillard e Adam Driver, que deu o troféu de Melhor Direção a Leos Carax.
Também da Croisette chegam Um Herói e Compartment nº 6, que dividiram o Grande Prêmio do Júri. No primeiro, o cineasta iraniano Asghar Farhadi brinca com percepção da verdade pelo drama do homem preso por dívidas que aproveita uma licença de dois dias para tentar convencer o credor a retirar a queixa, mas o plano não sai como o esperado. No segundo, do finlandês Juho Kuosmanem, uma jovem finlandesa e um mineiro russo são forçados a dividir um pequeno compartimento em um trem de Moscou para Murmansk, no Círculo Ártico. De Berlim, além do vencedor do Urso de Ouro, Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador, do romeno Radu Jude, a seleção reúne títulos como Encontros e A Mulher que Fugiu, que deram, respectivamente, os prêmios de Melhor Roteiro e o Urso de Prata de Direção para o coreano Hong Sang-Soo.
A transformação urbana de Istambul está no centro de Fantasmas, que rendeu à cineasta turca Azra Deniz Okyay o Grande Prêmio na Semana da Crítica em Berlim. Do festival alemão, fique de olho também no drama romeno Imaculada, de Monica Stan e George Chiper-Lillemar, vencedor da seção Jornada dos Autores e do Prêmio Melhor Primeiro Filme. Desejo, sexualidade feminina e reabilitação em drogas estão no pano de fundo. Exibido nos festivais de Cannes e San Sebastian, outro filme cobiçado é o novo de Wes Anderson, A Crônica Francesa, com elenco de peso – Adrien Brody, Tilda Swinton, Frances McDormand, Timothée Chalamet e Bill Murray, entre outros.
Da safra brasileira, atenção para A Viagem de Pedro, com Laís Bodanzky comandando Cauã Reymond na pele do ex-imperador do Brasil. Está na programação também Deserto Particular, de Aly Muritiba, vencedor do Prêmio do Público na mostra paralela Venice Days, em Veneza, e representante do Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar 2022 de Filme Internacional. Já Karim Aïnouz marca presença com Marinheiro das Montanhas, documentário autobiográfico exibido em Cannes.
Haverá sessões gratuitas no Vão Livre do Masp, Vale do Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes. Os filmes apresentados nas plataformas Sesc Digital e Itaú Cultural Play também serão de graça, enquanto no circuito Spcine os valores serão promocionais. Com a suspensão da exigência da prefeitura de São Paulo do distanciamento dentro das salas de cinema, a 45ª Mostra vai deixar a cargo de cada exibidor a decisão da ocupação. Entre os protocolos de segurança contra a Covid-19 está a exigência do comprovante de vacinação (o espectador pode ter recebido apenas a primeira dose, mas a segunda não pode estar em atraso) e uso obrigatório de máscara.
Para informações sobre ingressos e pacotes, clique no botão da Mostra para acessar o site do festival. É possível também baixar o aplicativo gratuito Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, disponível para Android e IOS. Confira abaixo a linda vinheta da 45ª edição, feita por Amir Admoni, com trilha sonora de André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza, da Mondo, a partir da arte criada pelo cartunista e escritor Ziraldo.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Mostra SP 2021: Seleção reúne 265 títulos
Direção: Renata de Almeida
Duração: 0 minutos
País de Produção/Ano: Brasil, 2021
Elenco:
Distribuição: Mostra SP