Meu Mundial - Para Vencer Não Basta Jogar bateu os 50 mil espectadores no Uruguai – número notável para uma produção pequena. O drama dirigido por Carlos Andrés Morelli é um filme para a família e tem como público certo os milhares de garotos apaixonados por futebol, que sonham chegar ao Olimpo da bola, hoje ocupado por craques como Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo. Para o adolescente Tito Torres (o carismático estreante Facundo Campelo), esse desejo começa a tomar forma quando um olheiro (o ator brasileiro Roney Villela) se oferece para gerenciar sua carreira e levá-lo para uma peneira em um time da capital.
A família dele, cujos pais são vividos por Néstor Guzzini e Verónica Perrotta, está com dificuldades de colocar comida na mesa – Guzzini levou o Kikito de melhor ator na mostra de longas latinos no Festival de Gramado 2018. Não à toa, a mãe vê ali a chance da virada, porque a proposta inclui apartamento em Montevidéu, seguro saúde para todos, contratos publicitários e outros luxos. Já o pai, apesar do deslumbramento, ainda mantém um dos pés no chão, receoso dos desdobramentos daquela mudança relâmpago e do afastamento do filho das atividades escolares.
O enredo explora o novo arranjo familiar, invadido por um agente que começa a dar as ordens. Também mostra os desafios de Tito no meio de rivais com o mesmo sonho, além das vivências próprias da idade, como o primeiro amor, que fica para trás na cidade pequena. Uma reviravolta vai obrigar todos a repensar os planos.
Essa trama leve é adaptada do livro infantojuvenil de mesmo nome, escrito por Daniel Baldi, ex-jogador uruguaio com se firmou como autor. O prólogo, inclusive, é assinado por Diego Lugano, ex-zagueiro da seleção uruguaia que fez carreira no São Paulo e hoje está na diretoria do clube paulista. O texto é lido pelo protagonista em uma cerimônia de formatura e as palavras de Lugano de certa forma desmistificam a tão desejada carreira futebolística. O mensagem é simples e direta: “corra atrás dos sonhos, mas antes estude, estude e estude”. Os pais vão aplaudir.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Meu Mundial - Para Vencer Não Basta Jogar/Mi Mundial
Direção: Carlos Andrés Morelli
Duração: 101 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Uruguai/Brasil/Argentina, 2017
Elenco: Jorge Bolani, Facundo Campelo, Néstor Guzzini, Verónica Perrotta
Distribuição: Bretz Filmes