Amparo (Marleyda Soto) e um casal de filhos chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Eles fogem do conflito armado colombiano, onde o marido (Enrique Diaz) e outra filha do casal desapareceram. O lugar tem afluência de refugiados da guerrilha. Amparo, por exemplo, quer migrar para o Brasil.
A diretora de Los Silencios, Beatriz Seigner, chama esse estranho e pitoresco vilarejo de Ilha da Fantasia, mas ele é real e o povo dali acredita que os mortos passeiam entre os vivos. Daí o espectador ficar ressabiado com a repentina chegada do marido. Essa pequena comunidade de casas coloridas, erguidas sobre palafitas, passa parte do ano debaixo da água. Mesmo assim, conta a história, uma grande corporação quer remover a população para construir um empreendimento turístico.
Los Silencios abre e fecha o escopo com delicadeza, transitando entre o drama familiar de Amparo e a situação política e econômica que cerceia a Ilha da Fantasia. O enredo segue essa linha bifurcada, em um misto de documentário e ficção, uma marca que ainda se estende ao elenco – só Enrique Diaz e Marleyda são profissionais. É uma obra poética, de ritmo lento, que pede a entrega do espectador. Quem mergulhar, sairá fascinado.
A produção estreou na Quinzena dos Realizadores do 71º Festival de Cannes, onde teve boa acolhida. No Brasil, conquistou os prêmios de melhor direção e melhor filme pela crítica da Abraccine no 51º Festival de Brasília, e de melhor roteiro, fotografia e som na Mostra Internacional de Cinema de São Luís.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Los Silencios
Direção: Beatriz
Duração: 89 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Brasil/França/Colombia, 2018
Elenco: Marleyda Soto, Enrique Diaz, MarÃa Paula Tabares Peña, Adolfo Savinvino, Astrid Fernanda López MartÃnez
Distribuição: Vitrine