Há algo de It: A Coisa e até de Goosebumps – Monstros e Arrepios no conto da casa mal-assombrada de Histórias Assustadoras para Contar no Escuro. Terror adolescente, estrelado por jovens, com violência calibrada para esse público e inspirado em um sucesso literário. E este aqui ainda tem a mão de Guillermo del Toro (A Forma da Água) na produção e no roteiro, que transporta para o cinema a série de livros escrita na década de 80 por Alvin Schwartz.
A direção é de André Øvredal (A Utópsia), que explicou em um vídeo de divulgação que os contos de folclore e as lendas urbanas reunidas nos livros tiravam o sono dos leitores não tanto pelas tramas, e sim pelas assustadoras ilustrações de Stephen Gammell. O design das criaturas foi baseado nos desenhos originais e quem assistiu a O Labirinto do Fauno sabe que Del Toro é mestre na criação de universos fantasiosos. A ambientação é novamente um atrativo à parte.
O filme se passa em 1968 na cidade de Mill Valley, na Califórnia. Em uma noite de Halloween, quatro adolescentes decidem invadir a abandonada mansão da família Bellows. Dizem que foi no porão da casa onde ficou trancafiada Sarah Bellows, garota estranha e rejeitada pela família, que escreveu um livro com histórias de dar medo. Pois a trupe encontra o tal livro misterioso, cujos contos ganham vida, e se vê como personagens de tramas macabras.
O resultado é um terror “by the book”, que segue a fórmula do gênero sem inovar. Há bons sustos, poucas reviravoltas, mortes – claro – e uma porta aberta para continuações. Tem potencial para seguir adiante sim. Agora é aguardar o sinal verde da bilheteria.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Histórias Assustadoras para Contar no Escuro/Scary Stories to Tell in the Dark
Direção: André Øvredal
Duração: 111 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA/Canadá, 2019
Elenco: Zoe Margaret Colletti, Michael Garza, Gabriel Rush, Austin Zajur, Dean Norris, Gil Bellows
Distribuição: Diamond Films