quarta, 02 de julho de 2025
Streaming Drama Romance Musical

Flashdance: Em Ritmo de Embalo


Flashdance: Em Ritmo de Embalo
Assista Agora!
Netflix Google Play Vivo Play iTunes Telecine Play Youtube

Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983) esteve no Top 10 da Netflix nesta semana. É sempre bom revisitar filmes que marcaram época, mas às vezes a revisão não é nada agradável. Nos anos 1980, os três chamados “F” musicais, Fama (1980), Flashdance e Footlose: Ritmo Louco (1984) foram sucesso em Hollywood. A canção “Flashdance... What a Feeling” venceu o Oscar e o Globo de Ouro, e o álbum vendeu 700 mil cópias nas duas primeiras semanas após a estreia. Já os US$ 150 milhões nas bilheterias tiveram o empurrão da MTV e seus badalados Top 10 Videoclipes.

Flashdance: Em Ritmo de Embalo

Outra faixa que estourou nas rádios foi “Maniac” e a trilha é realmente o melhor da produção. Nos créditos está uma trinca que se tornaria sucesso nos anos seguintes: o diretor Adrian Lyne (Atração Fatal, Proposta Indecente), o roteirista Joe Eszterhas (Instinto Selvagem) e o produtor Jerry Bruckheimer (as franquias Piratas do Caribe, no cinema, e CSI, na televisão). Sucesso, como se sabe, não é sinônimo de qualidade.

Inspirado na vida de uma operária e dançarina de Toronto, no Canadá, o filme conta a história da jovem Alex (Jennifer Beals, O Diabo Veste Azul). Soldadora de dia, dançarina de boate à noite, ela sonha entrar para uma escola de balé clássico. No frescor dos seus 18 anos, ganha do namorado Nick (Michael Nouri, O Terminal), não por acaso seu chefe trintão, o estímulo para vencer a insegurança e se inscrever para o temível teste de balé. Na torcida, estão as amigas da boate. Para cada uma delas, aliás, é reservado um número musical de dança moderna, ousados para a época e elogiados por isso mesmo.

Flashdance: Em Ritmo de Embalo

A esse arremedo de história é aplicado um verniz imagético pretensioso, que soa ainda mais artificial à luz do tempo. Lançada ao estrelato imediato, Jennifer Beals precisou de dublês para seus números musicais, e o descuidado Adrian Lyne acreditou que uma peruca seria suficiente para disfarçar a troca - que um simples pause na transmissão desmascara. Mas esse nem é o pior crime do diretor, que filma a “Lolita” Alex e suas colegas como fetiches sexuais com seus colantes e cabelos ventania, no estilo Farrah Fawcett da série de TV As Panteras, algo que nem a eventual trilha sonora compensa. Adrian Lyne certamente não existiria nos anos 2020 pós-movimento #metoo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Flashdance: Em Ritmo de Embalo/Flashdance
Direção: Adrian Lyne
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 1983
Elenco: Jennifer Beals, Michael Nouri, Sunny Johnson, Lee Ving, Cynthia Rhodes
Distribuição: Paramount Pictures

Assista Agora!
Netflix Google Play Vivo Play iTunes Telecine Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.