sexta, 04 de julho de 2025
Série Comédia

Crise em Seis Cenas


Crise em Seis Cenas
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Woody Allen (Um Dia de Chuva em Nova York) começou a carreira escrevendo roteiros para seriados de TV, mas não voltava ao formato há décadas. O cineasta disse que fazer Crise em Seis Cenas, como roteirista, diretor e ator, foi “muito, muito difícil. A minissérie recebeu duras críticas, mas o que pode haver de tão errado em assistir a um filme de Woody Allen em seis partes? Isso sem falar que o cineasta nos faz rir com a situação de confinamento de uma de suas protagonistas, um alento em tempos de quarentena.

Para situar os anos 1960, a série abre com imagens ícones da década e troca o habitual jazz pelo som de “Volunteers”, da banda de rock psicodélico Jefferson Airplane. O narrador avisa que é tempo de revolução, mas nem tanto para o escritor Sidney J. Munsinger (Allen), que surge num hilário embate literário com seu barbeiro. De um lado, a série flerta com eventos e movimentos marcantes como a Guerra do Vietnã, os Panteras Negras e os hippies. De outro, brinca com a inusitada forma com que o casal de idosos nova-iorquinos burgueses, Sidney e Kay (Eliane May, Califórnia Suite), lida com o burburinho político e social.

Crise em Seis Cenas

Quem faz o elo entre os dois lados é a revolucionária Lennie (Milley Cirus, A Última Música), que acaba de atacar um guarda para fugir da prisão, e vai se esconder na casa de Sid e Kay, já que Kay tem uma dívida afetiva com a família dela. O plano de Lennie é fugir para Cuba, mas para isso ela precisa da ajuda do casal com uma certa mala, uma certa arma e por aí vai. A ‘hiponga’ não tem papas na língua, come o tempo todo, inclusive a laranja preferia de Sid. Ela também seduz o hóspede da casa, Alan (John Magaro, Máquina de Guerra), reprimido filho de um banqueiro amigo do casal e noivo da angelical Ellie (Rachel Brosnahan, da série The Marvelous Mrs. Maisel).

Crise em Seis Cenas

Se Sid tem as melhores tiradas sobre política, nos seus pouco amistosos diálogos com Lennie, e dispara torpezas como o tema de seu primeiro livro, cujo título é ‘Deixe que se faça a luz’, sobre um proctologista que encontra Deus nos lugares mais estranhos, Kay não fica nada atrás. Ela é consultora matrimonial, atende em casa, onde recebe também as amigas do clube de leitura. Os casais de pacientes e as reuniões do clube são atrações à parte.

Woody Allen levou para a telinha a excelência de grande parte da seus fiéis colaboradores, mas o diretor de fotografia dinamarquês Eigil Bryld (prêmio Emmy de melhor fotografia pela série House of Cards) arrasou na primeira parceria com o cineasta. Muitas das críticas pontuaram a ausência dos arcos narrativos dos personagens, outras para a excessiva teatralização. Mas a proposta de Crise em Seis Cenas é muito mais enfileirar esquetes cômicos, num vaudeville anárquico, do que jogar com as regras habituais do formato. Então, relaxe e divirta-se.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Crise em Seis Cenas/Crisis in Six Scenes
Direção: Woddy Allen
Duração: 23 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Woody Allen, Miley Cyrus, Elaine May, John Magaro, Rachel Brosnahan, Lewis Black, Gad Elmaleh, Rick Younger
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.