Quem se lembra de Chéri, comédia dramática estrelada por Michelle Pfeiffer em 2009, sobre o romance entre uma cortesã aposentada e um jovem com idade para ser seu filho? Ou então do clássico musical Gigi, de 1958, em que Leslie Caron brilha como a garota por quem o maduro personagem de Louis Jourdan se encanta?
Os dois são adaptações da obra de Sidonie-Gabrielle Colette (1873-1954), escritora francesa indicada ao Nobel de Literatura em 1948, que ganha a pele de Keira Knightley (Piratas do Caribe) nessa oportuna cinebiografia assinada por Wash Westmoreland (Para Sempre Alice).
Eis uma mulher à frente de seu tempo, o início do século 20. O drama Colette revela, no entanto, que seus primeiros passos foram sob a sombra do marido, o editor e escritor Willy (Dominic West). Sujeito egocêntrico e sedutor, ele não só botou seu nome na capa do primeiro livro dela, Claudine na Escola, como levou o mérito pelo best-seller que se tornou uma série literária.
Esse relacionamento um tanto aberto é o cerne de uma narrativa envolvente, que desvenda o desabrochar do espírito libertário de Colette. A escrita fica um pouquinho de escanteio e o foco recai sobre infidelidades compartilhadas (marido e mulher teriam se apaixonado pela mesma pessoa) e questionamentos sociais, inclusive de conceitos de gênero e sexualidade.
Nota: os romances Chéri e Gigi estão disponíveis na Saraiva e na Amazon, respectivamente.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Colette
Direção: Wash Westmoreland
Duração: 111 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2018
Elenco: Keira Knightley, Dominic West, Fiona Shaw, Eleanor Tomlinson
Distribuição: Diamond