Paul Rudd completou 50 anos em abril, mas continua com cara de moleque. Assim como o veterano Tom Hanks, tem aquele ar de bom moço que serviu muito bem aos protagonistas de filmes como Amizades Improváveis e Bem-Vindo aos 40. Não à toa, Rudd é o mais caseiro e “família” dos super-heróis da Marvel, o Homem-Formiga. É esse jeitão de sujeito comum que o ator volta explorar em Cara x Cara, série em 8 episódios da Netflix, que dá para maratonar sem enforço em um dia, porque os capítulos têm pouco mais de 20 minutos.
Criada por Timothy Greenberg (produtor do programa The Daily Show), a comédia dramática pode até partir de uma premissa batida, a clonagem, mas é inovadora no ponto de vista. A gente pode fazer uma lista enorme de filmes sobre o tema, do clássico suspense Os Meninos do Brazil (1978), sobre clones de Hitler, passando pela comédia Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias (1996), com Michael Keaton triplicado, até o drama romântico Não Me Abandone Jamais (2010). A ideia do protagonista de Cara x Cara, porém, não era ter um duplo.
Miles Elliot (Paul Rudd) é um publicitário em crise no trabalho e no casamento. As ideias para novas campanhas não saem e as conversas com a esposa (Aisling Bea) sobre o tratamento de fertilidade também não evoluem. Miles é o desânimo encarnado, não está feliz consigo mesmo, mas não sabe como virar o jogo. Até que ouve de um colega sobre o Top Happy Spa, de onde ele diz ter saído uma pessoa melhor. O humor negro já se instala quando Miles se depara com uma lojinha de beira de estrada, onde é atendido por dois orientais muito suspeitos. Algo dá errado no tratamento e o personagem não sai apenas renovado, e sim com uma versão mais agradável de si mesmo.
Como os dois Miles compartilham sentimentos e memórias, eles armam um arranjo de colaboração e divisão de tarefas. Têm se aqui duas faces da mesma moeda e Paul Rudd faz o espectador criar empatia, e simpatia, pelo original e o clone. Os episódios se alternam não só na troca de perspectiva entre a dupla de protagonistas, mas faz idas e vindas no tempo para desvendar as reviravoltas – são muitas e algumas enveredam para o thriller. A primeira temporada de Cara x Cara é redondinha. Se terminar aqui, está tudo certo. Se a Netflix quiser aproveitar o inusitado desfecho para uma próxima temporada (ainda não confirmada), melhor ainda.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Cara x Cara/Living with Yourself
Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Duração: 25 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Paul Rudd, Aisling Bea, Desmin Borges, Karen PIttman, Zoe Chao, Zach Cherry, James Seol, Rob Yang
Distribuição: Netflix