quarta, 16 de julho de 2025
Streaming Drama

Blonde


Blonde
Assista Agora!
Netflix

É como se a vida de Marilyn Monroe nunca tivesse tido um único segundo de felicidade. Mesmo nos momentos de suposta calmaria, há insegurança e tristeza em seu olhar. Ana de Armas compreendeu profundamente a psiquê da personagem desenhada pelo diretor e roteirista Andrew Dominik. E ele, por sua vez, realiza em Blonde uma hercúlea adaptação das mais de 700 páginas do romance homônimo de Joyce Carol Oates, indicado ao Prêmio Pulitzer em 2001. Com 2h46 de duração, a produção chega com tudo à Netflix após a première mundial no Festival de Veneza.

Blonde

A escritora insiste que seu best-seller é ficcional e não deve ser considerado uma biografia. Ora, essa é uma rede de proteção fácil de ser rompida quando se trata de uma figura mítica como Marilyn Monroe. O cineasta insere a diva na bruma de uma narrativa sensorial e de poucos diálogos, que descreve como “uma avalanche de imagens e eventos”. É o mesmo clima intimista que envolveu o fora da lei Jesse James, interpretado por Brad Pitt em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007). Desta vez Pitt assina como produtor, e o ambiente nocivo do Velho Oeste encontra padrões não menos tóxicos na Hollywood dos anos 1950.

Blonde

Marilyn Monroe é uma personalidade que nasce trágica em 1º de junho de 1926, como Norma Jeane Baker, de pai desconhecido e mãe desequilibrada. Gladys Pearl Baker é vivida por Julianne Nicholson (Lily Fisher), e no primeiro ato submete a pequena Norma a todo tipo de violência física e mental. Com a mãe internada, a menina passa a viver em lares temporários e orfanatos onde, é sabido, foi abusada. A sensação de ser apenas um “pedaço de carne” a acompanha por toda a história.

Blonde

O teste do sofá que teria garantido a lendária participação em A Malvada (1950) está na trama, assim como o suposto trisal com Cass Chaplin (Xavier Samuel), filho de Charlie Chaplin, e Eddy G. (Evan Williams), filho do ator Edward G. Robinson. Curiosamente, os maridos oficiais, o ex-jogador de beisebol Joe DiMaggio (Bobby Cannavale) e o dramaturgo Arthur Miller (Adrien Brody), são identificados apenas como “o ex-atleta” e “o dramaturgo”. Já John F. Kennedy (Caspar Phillipson) é “o presidente”. É nele que Marilyn faz o sexo oral que deve ter pesado na indicação para maiores de 18 anos.

Blonde

Com uma fotografia belíssima e alternância de cores, Blonde ilumina uma Marilyn violada de corpo e alma. Pela mãe, pela sombra do pai, por maridos e amantes, pela mídia e, pior, pelos bebês que teria abortado. O diretor recebeu duras críticas pelo sensacionalismo com que explora a traumática experiência dos abortos em repetidas sequências. Em uma performance digna de prêmios, Ana de Armas desaparece para deixar Norma Jeane e Marilyn Monroe se digladiarem em uma arena de onde não saem vencedores.

Blonde

Sobra pouco espaço para a atriz cujo talento dramático e cômico nunca foi devidamente reconhecido. Não que lhe faltasse, e a temporada no Actor’s Studio em Nova York é prova disso. Para Hollywood, porém, ela valia milhões apenas como a Marilyn pitéu, a bombshell, a sensual loira platinada que arrancou suspiros e risos fáceis em sucessos como Os Homens Preferem as Loiras (1953), O Pecado Mora ao Lado (1955) e Quanto Mais Quente Melhor (1959). Apesar da morte precoce e misteriosa, em 4 de agosto de 1962, reduzi-la a uma vítima de um universo sórdido e machista é desrespeitar seu legado. No mais, Blonde é deprê do início ao fim.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Blonde
Direção: Andrew Dominik
Duração: 166 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Ana de Armas, Julianne Nicholson, Adrien Brody, Bobby Cannavale, Evan Williams, Xavier Samuel
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).