quinta, 10 de outubro de 2024
Cinema Documentário

Black Rio! Black Power!


Black Rio! Black Power!
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970, o Black Rio surgiu no Rio de Janeiro como uma resposta à opressão racial e social que a população negra enfrentava na época. Asfilófio de Oliveira Filho (Dom Filó), engenheiro civil, jornalista, documentarista, produtor cultural, além de líder do movimento, é protagonista do premiado documentário “Black Rio! Black Power!”, dirigido por Emílio Domingos  (“Chic Show” e “Batalha do Passinho”) e produzido por Leticia Monte, que já está nos cinemas. 

O diretor faz uma imersão no tema e mostra a origem dos bailes, com depoimentos coletados no Grêmio Social Esportivo Rocha Miranda - clube da Zona Norte carioca também conhecido como “Templo Soul”. Personagens como o citado Dom Filó, e também o escritor Carlos Alberto Medeiros, os músicos Carlos Dafé e Marquinhos de Oswaldo Cruz, e Rômulo Costa e Virgilane Dutra (da equipe Furacão 2000), rememoram como o movimento foi difundido através de uso de cabelos black power, roupas descoladas e sapatos de plataforma. 

 O documentário também é ilustrado com imagens de arquivo dos bailes da icônica equipe de som Soul Grand Prix, formada por jovens negros dos subúrbios do Rio de Janeiro. Através da influência da música soul norte-americana de James Brown e outros, os bailes black despertaram a consciência identitária e potencializaram a autoestima da juventude negra.

Confira a seguir o vídeo da entrevista com o diretor Emílio Domingos e Dom Filó.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Black Rio! Black Power!
Direção: Emílio Domingos
Duração: 75 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2023
Elenco: Dom Filó, Agenor Neto, Carlos Dafé, Carlos Alberto Medeiros, Virgilane Dutra, Salvador Gomes
Distribuição: Taturana Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!