Vencedor de dois Oscar em 2017 (edição e mixagem de som), além das indicações a melhor filme, diretor, ator e edição de som, Até o Último Homem conta a incrível história real de Desmond Doss (1919-2006). Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra, o jovem Doss (Andrew Garfield, Uma Razão Para Viver) se alistou como socorrista do exército. Membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fez todo o treinamento militar, mas se recusou a pegar em armas. Estava decidido ir à guerra desarmado e não matar.
Hostilizado e perseguido pelos colegas de pelotão, precisou brigar pelo direito de servir nas trincheiras de acordo com sua fé e seus princípios. Conseguiu, afinal, e foi enviado para a batalha contra os japoneses na ilha de Okinawa. Em 29 de abril de 1945, Doss realizou uma façanha fenomenal e se tornou o primeiro opositor declarado da guerra a ganhar a Medalha de Honra do Congresso.
Até o Último Homem recria seu feito com a grandiosidade das produções dirigidas por Mel Gibson (Coração Valente). São cenas poderosas e o cineasta explora como poucos o uso de lança-chamas para atingir os bunkers dos japoneses. A fotografia do combate é esfumaçada, com a câmera rente aos personagens. O efeito é sensorial.
Embora seja um épico de guerra, é a crença indelével do protagonista em Deus que o diferencia de tantos filmes do gênero. Seus atos heroicos foram guiados por uma força que ele sempre disse saber de onde vinha. No filme, Doss defende sua presença pacífica no front: “Com o mundo tão determinado a se partir em pedaços, não me parece tão ruim querer juntar alguns deles, pelo menos, de novo”.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Até o Último Homem/Hacksaw Ridge
Direção: Mel Gibson
Duração: 139 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Vince Vaughn, Hugo Weaving, Rachel Griffiths, Teresa Palmer, Luke Bracey
Distribuição: Diamond Films