Brad Pitt faz uma sessão de terapia espacial em Ad Astra – Rumo às Estrelas. Sandra Bullock havia feito a dela em Gravidade (2013). Assim como o premiadíssimo filme de Alfonso Cuarón, Ad Astra é uma virtuose tecnológica. Imagina o que Stanley Kubrick teria inventado em 2001 – Uma Odisseia no Espaço com os recursos do século 21.
O clássico de 1968 é referência constante na jornada do astronauta Roy McBride. Silêncio, solidão, reflexão, introspecção. Há muito também de Coração das Trevas, o romance de Joseph Conrad que inspirou outro marco do cinema, Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola. Assim como o capitão vivido por Martin Sheen se embrenha pelo Camboja atrás do paradeiro do mitológico coronel Kurtz (Marlon Brando), Roy parte rumo a Netuno para resgatar o pai, desaparecido há 16 anos.

Clifford McBride (Tommy Lee Jones) virou notícia por ser o líder da missão que foi aos limites do sistema solar para tentar detectar sinais de vida alienígena. Pois ele pode estar vivo e ser o responsável por uma série de descargas eletromagnéticas que ameaçam a vida na Terra. Ad Astra se passa em um futuro não muito distante. Há voos comerciais para a Lua e Marte está acessível aos humanos.
O diretor James Gray sai das entranhas da Floresta Amazônica de Z: A Cidade Perdida direto para a imensidão do espaço, e cria imagens absurdamente lindas. A família está no cerne de ambos, na verdade de toda obra do cineasta, em filmes como Fuga de Odessa, Os Donos da Noite e Era Uma Vez em Nova York. Roy McBride, o novo membro do clã “Gray”, é contido e treinado a ponto de manter os batimentos cardíacos sempre em nível de calmaria. No íntimo, porém, é um redemoinho emocional. As imagens de Liv Tyler (Beleza Roubada) como a esposa que sai de casa logo no início sinaliza que a aparente serenidade pode ruir a qualquer momento.

Não peça muita ação física, mas ela existe - a mais agitada acontece em solo marciano. O movimento maior aqui é mental. Brad Pitt coloca a bagagem dos seus 55 anos de idade a serviço da atuação mais intimista de sua carreira. Roy busca o pai para encontrar em si mesmo as razões pelas quais represa seus sentimentos. Ao encarar a própria fragilidade, ele se permite chorar. É libertador.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Ad Astra - Rumo à s Estrelas/Ad Astra
Direção: James Gray
Duração: 123 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA/China, 2019
Elenco: Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga, Donald Sutherland, Liv Tyler
Distribuição: Fox Film




