Coda significa a seção com que se termina uma música. O termo vem do italiano, que quer dizer cauda. Coda é também o título original de A Última Nota, um drama com alvo certo: pianistas e fãs de música clássica. Patrick Stewart (o Professor Xavier da franquia X-Men) interpreta o consagrado pianista Henry Cole, que retorna aos palcos após três anos de ausência. Seu empresário, Paul (Giancarlo Esposito, Okja), avisa que a agenda está lotada. Mas algo não vai bem.
Cole tem sentido uma ansiedade fora do normal e sofre um “branco” durante um concerto, pois toca sem partitura. As razões da crise pessoal se revelam em um enredo sóbrio, que explora a inquietude do artista diante do crepúsculo da vida e da carreira. Esse ciclo depressivo é quebrado quando conhece Helen (Katie Holmes), uma jornalista que pede para entrevistá-lo para um artigo na revista The New Yorker. Pianista frustrada, ela parece sentir mais que admiração por Cole.
A relação romântica não cola, deveria se ater ao encontro entre gerações, mas não chega a comprometer porque o foco está todo no protagonista. Patrick Stewart segura as rédeas da emoção em uma atuação contida, elegante. A gente acredita na sua dor e quer saber como, e se, Cole vai dar a volta por cima. Embora a direção do estreante Claude Lalonde seja morna, assim como o filme, o entorno é dos mais sofisticados. A trilha sonora inclui peças de mestres como Beethoven, Brahms e Bach, e há locações em Nova York e nos Alpes Suíços.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: A Última Nota/Coda
Direção: Claude Lalonde
Duração: 96 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Canadá, 2019
Elenco: Patrick Stewart, Katie Holmes, Giancarlo Esposito
Distribuição: Synapse