A atriz, diretora e roteirista Valeria Bruni Tedeschi é irmã de Carla Bruni, ex-primeira dama da França, esposa de Nicolas Sarkozy. Em 2013, concorreu à Palma de Ouro em Cannes por Um Castelo na Itália, uma comédia dramática sutilmente autobiográfica. A Casa de Veraneio é uma espécie de continuação, embora os personagens não sejam os mesmos.
Só para situar: no primeiro, a protagonista está no meio de um imbróglio acerca da venda de um castelo italiano que pertenceu a seu pai. Ao mesmo tempo, cuida do irmão, vítima da Aids, e se envolve com um homem muito mais jovem. Quem o interpreta é o astro Louis Garrel, 19 anos mais novo e na época companheiro da cineasta na vida real. A mãe dela no filme também é a verdadeira, a atriz Marisa Borini.
Esse vislumbre da vida privada da diretora dá um sabor especial também a esta segunda etapa. Além da mãe, quem está em cena agora é a pequena Oumy Bruni Garrel, a filha adotada pelo casal. Corrigindo: ex-casal. Pois é justamente esse rompimento que Valeria exorciza na tela. Quem faz o guapo que a abandona por alguém da própria idade é o galã italiano Riccardo Scamarcio. E como ela sofre...
Mas o clima é de comédia, o mesmo humor ácido do filme anterior. O cenário continua luxuoso: a mansão da família na Riviera Francesa. É ali que a protagonista – uma cineasta – pretende escrever seu próximo filme, enquanto tenta lidar com o fim do casamento. Filha, mãe, irmã e amigos também estão por lá. A relação entre patrões e empregados merece atenção especial no enredo, que nesse ponto beira o caricato ao explorar o conflito entre as classes. Um deslize apenas.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: A Casa de Veraneio/Les Estivants
Direção: Valeria Bruni Tedeschi
Duração: 127 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França/Itália, 2018
Elenco: Valeria Bruni Tedeschi, Pierre Arditi, Valeria Golino, Riccardo Scarmacio, Noémie Lvovsky
Distribuição: Imovision