quarta, 17 de julho de 2024
Streaming Romance

A Última Carta de Amor


A Última Carta de Amor
Assista Agora!
Netflix

Em 2016, a gente se apaixonou e chorou junto com Emilia Clark e Sam Claflin em Como Eu Era Antes de Você, romance entre um ricaço tetraplégico e sua cuidadora. A história é uma adaptação do best-seller da britânica Jojo Moyes, que assinou ela própria o roteiro. A escritora volta a tirar o fôlego dos românticos com A Última Carta de Amor, desta vez com uma trama mais elaborada, que passeia entre o drama e a comédia em duas linhas do tempo. 

A Última Carta de Amor

Dirigido por Augustine Frizzell (série Euphoria), A Última Carta de Amor começa na Londres de 1965, com Jennifer Stirling (Shailene Woodley, O Mauritano) de volta à sua mansão ao lado do marido, Lawrence (Joe Alwyn, A Longa Caminhada de Billy Lynn). Ela estava no hospital e não se lembra de nada antes do acidente que lhe rendeu um corte no rosto. Todos lhe são solícitos em suas tentativas de recuperar a memória, mas a sensação de que há algo errado se confirma quando encontra uma carta de amor endereçada à ela, assinada apenas por B.

A Última Carta de Amor

Para desvendar o mistério, o enredo salta para a Londres do presente, onde a jornalista Ellie Haworth (Felicity Jones, Suprema) descobre uma das cartas dos amantes nos arquivos do The London Chronicle, durante pesquisa para uma matéria. Ainda em crise pelo fim de uma relação de oito anos, ela acha o texto tão romântico que fica obcecada em descobrir quem seria o B. da assinatura e desvendar a história desse amor. Para isso, precisa da ajuda do tímido arquivista Rory (Nabhaan Rizwan, 1917), que entra na onda detetivesca.

A Última Carta de Amor

Com os núcleos temporais a correr em paralelo, A Última Carta de Amor se desdobra em dois gêneros. No passado se desenrola um drama romântico clássico e elegante, com figurinos de época irretocáveis e direção de arte de encher os olhos. O autor das cartas se revela como o jornalista Anthony O’Hare (Callum Turner, Emma.), que trabalhava no mesmo The London Chronicle. Já o bloco do presente é uma legítima comédia romântica, com Ellie e Rory se aproximando na medida em que investigam o desfecho da paixão adúltera entre Jennifer e O’Hare.

A Última Carta de Amor

Essa bifurcação impede um cuidado maior com o florescer de cada amor, o que talvez explique algumas faíscas a menos entre os casais. Verdade também que os desenlaces são abruptos e deixam a incômoda sensação de que o livro de quase 400 páginas se encolheu na marra para caber nas pouco menos de duas horas da versão para o cinema. Mesmo acelerada, a narrativa é envolvente e faz o link entre os dois tempos com uma injeção romântica daquelas de arrancar suspiros. E, sim, pode preparar o lencinho para a emocionante cena final.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Última Carta de Amor/The Last Letter from Your Lover
Direção: Augustine Frizzell
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, França, 2021
Elenco: Shailene Woodley, Joe Alwyn, Callum Turner, Felicity Jones, Nabhaan Rizwan, Ncuti Gatwa
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!