quinta, 13 de junho de 2024
Streaming Ficção Científica Aventura

E.T. - O Extraterrestre


 E.T. - O Extraterrestre
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Youtube iTunes Google Play

Dizem que Steven Spielberg teve a ideia para E.T. – O Extraterrestre ao imaginar o que teria acontecido se um dos alienígenas de Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) tivesse permanecido no planeta. O diretor entrou nos anos 1980 como o midas que atraiu multidões aos cinemas com Tubarão (1975) e Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981). Mas foi o pequenino, esquisito e meigo extraterrestre que o colocou no topo do ranking de maior bilheteria de todos os tempos ao arrecadar US$ 792 milhões pelo mundo – posto que perdeu para si mesmo em 1993, quando lançou Jurassic Park.

 E.T. - O Extraterrestre

Indicado a nove Oscars, E.T. ganhou três estatuetas técnicas e, como não poderia deixar de ser, de melhor trilha sonora, para John Williams. Quarenta anos é uma eternidade no mundo da tecnologia, mas nem os obsoletos efeitos especiais diminuem o encanto da bicicleta voadora a atravessar o céu com a Lua ao fundo. Para celebrar as quatro décadas do clássico, a Universal Pictures lançou a versão remasterizada em IMAX, já em cartaz. Não é a primeira vez que o filme volta à telona. Spielberg comemorou bem o 20º aniversário em 2002, que ainda incluiu o DVD especial com cenas adicionais.

 E.T. - O Extraterrestre

Quem deu corpo à trama foi Melissa Mathison (1950-2015), roteirista de histórias afetuosas sobre a amizade entre seres de diferentes naturezas: o menino e o cavalo em O Corcel Negro (1979), o menino e o peixinho em Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008), animação do mestre Hayao Miyazaki, e a garotinha e o gigante em O Bom Gigante Amigo (2016), seu último trabalho e derradeira parceria com Spielberg.

 E.T. - O Extraterrestre

O estranho ser que o pequeno Elliottt (Henry Thomas) encontra no quintal de sua casa é uma figurinha emblemática já pelo propósito ambientalista que trouxe sua espécie ao planeta Terra. A delicada coleta de plantas que abre o filme sinaliza o instinto pacífico dos aliens, que cultivam um viveiro dentro da própria nave. A inocência é a semente dos laços que se formam entre E.T. e Elliott, que logo o apresenta ao irmão adolescente (Robert MacNaughton) e à caçulinha interpretada por Drew Barrymore, uma fofucha aos 7 anos de idade.

 E.T. - O Extraterrestre

Repare que a criaturinha também promove a união dos irmãos em um momento de desagregação familiar, com a recente separação dos pais em uma época em que o divórcio ainda era tabu. O choro contido da mãe (Dee Wallace) quando mencionam o ex-marido é comovente. E o que dizer da turma de amigos do mais velho, que ajuda na fuga quando E.T. é capturado por cientistas. Nada se compara, porém, à ligação quase simbiótica com Elliott, o coração que pulsa iluminado e o dedo mágico que une essas duas almas para todo o sempre.

 E.T. - O Extraterrestre

Mas, como bem dizia Dorothy em O Mágico de Oz, “Não há lugar melhor que o nosso lar”. E.T. precisa “ligar pra casa” para poder ser resgatado, e o amigos humanos abraçam seu desejo. Spielberg conduz a aventura com seu eterno espírito de Peter Pan, sem nunca carregar no drama, mesmo nas tensas sequências das intervenções médicas. Embora esteja disponível no Prime Video, ver ou rever o blockbuster nos cinemas é atração imperdível para todas as gerações, porque a magia da sala escura continua insubstituível.




Trailer

Ficha Técnica

Título: E.T. - O Extraterrestre/E.T. The Extra-Terrestrial
Direção: Steven Spielberg
Duração: 115 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 1982
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace, Robert MacNaughton, Peter Coyote, C. Thomas Howell
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Youtube iTunes Google Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!