segunda, 26 de outubro de 2020

Dia do Professor: Poder transformador


Dia do Professor: Poder transformador

De um lado, alunos superdotados mal encaminhados. De outro, um aluno disléxico negligenciado. Entre os dois, a figura determinante do professor. Especialmente nestes tempos de pandemia, em que professores e alunos estão aprendendo a se reinventar para garantir que a educação continue a iluminar crianças, jovens e adultos.

O suspense ecológico francês O Professor Substituto e o drama indiano Como Estrelas na Terra são nossa sugestão para celebrar o poder transformador dos mestres na vida de alunos. Os professores de francês, Pierre (Laurent Lafitte), e de artes, Nikumbh (Aamir Khan), nos lembram quão fundamental é o papel daqueles que ensinam no presente e no futuro de seus aprendizes. Bem como as Professoras de Fibra Julia Roberts, Michelle Pfeiffer e Hilary Swank. 


Suspense
O Professor Substituto/L heure de la Sortie

O Professor Substituto/L heure de la Sortie

Exibido na mostra não competitiva Sconfini, do Festival de Veneza 2019, dedicada a filmes experimentais, artísticos ou de gênero, O Professor Substituto é um autêntico suspense. Mas não apenas isso. Engendrado na singular fonte do cinema francês, é um eletrizante e aterrorizante suspense ecológico, que entrelaça de maneira inteligente múltiplas referências.

Inspirado no romance de Christophe Dufossé, o filme do diretor e roteirista Sébastien Marnier (Irrepreensível) invoca a obra de John Carpenter, em especial A Cidade dos Amadiçoados, inclusive na trilha sonora do duo tecno Zombie Zombie, e a tradição dos thrillers dos anos 1980. Ainda na música, há uma versão de “Free Money”, de Patti Smith, de dar arrepios. Além disso, Franz Kafka e sua assombrosa metamorfose paira sobre a produção, às vezes mais literalmente do que se espera.

A obra do escritor tcheco é tema do doutorado inacabado do quarentão Pierre (o talentoso Laurent Lafitte, de Estaremos Sempre Juntos), contratado para finalizar o semestre de uma turma de bem-dotados, cujo professor cometeu suicídio na classe e em frente dos alunos. Logo o professor substituto identifica um estranho grupo de seis estudantes, arrogantes, articulados, gélidos. Ao mesmo tempo sentindo-se afrontado e curioso, sem apoio dos colegas ou da diretoria da escola, Pierre decide embarcar numa investigação pessoal do grupo e de seus motivos para um comportamento tão incomum.

O que Pierre e o espectador vão descobrir é ao mesmo tempo surpreendente e trágico, com sentidos e razões que vazam da tela e incomodam profundamente. No domínio absoluto do ritmo e da linguagem do suspense, o diretor Marnier espalha pistas ao longo da narrativa, para amarrá-las num epílogo devastador. Conta, para isso, com uma acurada fotografia e performances no tom exato de seu ótimo elenco, inclusive dos jovens atores, horripilantes. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Professor Substituto/L heure de la Sortie
Direção: Sébastien Marnier
Duração: 103 minutos

País de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Luàna Bajrami, Pascal Greggory, Thomas Guy, Victor Bonnel
Distribuição: Supo Mungam


Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Drama
Como Estrelas na Terra/Taare Zameen Par

Como Estrelas na Terra/Taare Zameen Par

Típico melodrama de Bollywood, repleto de cores, sequências musicais, locações e passeios por Mumbai, Como Estrelas na Terra destacou-se no vasto universo da produção indiana pelo olhar sensível que lança sobre a complexidade de se educar crianças especiais. A história do pequeno Ishaan (Darsheel Safary), portador de dislexia, comove e encanta sem deixar de ser realista. A produção representou a Índia no Oscar de filme internacional em 2009.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Ishaan sofre com sua condição, e mais ainda com a ignorância de sua família e dos professores e diretores da escola em que estuda. Correndo o risco de repetir pela segunda vez o terceiro ano, acusado de indisciplina, preguiça e desobediência, ele é levado para um rígido colégio interno. Distante dos parentes, num ambiente estranho, perde sua luz e isola-se cada vez mais.

Mas o novo professor substituto de artes logo percebe que Ishaan está à beira do abismo. Disléxico ele próprio, Nikumbh (Aamir Khan, Superestrela Secreta) se reconhece no sofrimento do aluno e, sobretudo, nas pinturas em que costumava se expressar, já que nem isso faz mais. Com a experiência no cuidado com crianças especiais de seu outro trabalho, o professor vence resistências e cria possibilidades para ajudar o triste e arredio Ishaan.

Grande astro de Bollywood, Aamir Khan estreou na direção em Como Estrelas na Terra. O roteiro foi escrito por Amole Gupte, inspirado na biografia do grande cineasta japonês Akira Kurowasa (Ran), cujo professor de arte, atento ao seu talento para a pintura, ajudou-o a adequar-se aos estudos e à vida. As extensas pesquisas levaram Gupte à dislexia e ao propósito de valorizar a importância do professor e de seu poder transformador na vida dos alunos. Inteligente, o filme também denuncia a opressão que os padrões sociais de sucesso e realização exercem sobre aqueles que os recusam ou não se adequam a eles.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Como Estrelas na Terra/Taare Zameen Par
Direção: Aamir Khan, Amole Gupte
Duração: 165 minutos

País de Produção/Ano: Índia, 2007
Elenco: Darsheel Safary, Aamir Khan, Tisca Chopra, Vipin Sharma, Sachet Engineer, Tanay Chheda
Distribuição: Netflix


Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!