domingo, 11 de abril de 2021

O Som do Silêncio


O Som do Silêncio
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Vivo Play Youtube Looke

Em 2017, Riz Ahmed (Venon) tornou-se o primeiro artista de ascendência sul-asiática a vencer um Emmy de melhor ator, pela série The Night Of, disponível na HBO Go. Descendente de paquistaneses, o britânico de 38 anos era pouco conhecido do grande público até estrelar O Som do Silêncio/Sound of Metal. A produção da Amazon não só o colocou na disputa ao Oscar 2021 de Melhor Ator, como ainda concorre nas categorias Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Paul Raci), Som, Roteiro Original e Edição. Ahmed entrega uma atuação visceral, minimalista, artesanal, tão excepcional que causa espanto.

Seu personagem, Ruben, é baterista de uma banda de rock pra lá de pesado. O som que ele e a namorada, Lou (Olivia Cook, Jogador  1), produzem é feito dos gritos esganiçados dela e da furiosa percussão dele. Ruben e Lou vivem on the road, a bordo de um trailer. Eles compartilham histórias de superação que o enredo não esmiúça, mas sabe-se que os quatro anos juntos correspondem ao tempo dele distante da heroína e dela, das automutilações. De um dia para o outro, porém, Ruben fica praticamente surdo.

A causa é incerta e o prognóstico não é bom. A chance de recuperar a audição depende de um implante, e a cirurgia custa em torno de US$ 80 mil. Para ele, é a única solução possível, mas enquanto não se viabiliza, Ruben precisa se adaptar e vai viver longe de Lou, em uma comunidade só para surdos. Indicado a melhor coadjuvante, Paul Raci faz Joe, o diretor da instituição. É ele, com sua fala mansa e terna, que vai convencer o avesso Ruben a aprender a linguagem dos sinais, a encarar o próprio drama e, por fim, a interagir com outros deficientes auditivos. Chega um momento, porém, em que o roqueiro decide vender tudo o que tem para operar e ir atrás de Lou.

O Som do Silêncio é escrito e dirigido por Darius Marder, a partir de uma história de Derek Cianfrance, o nome por trás de dramas pungentes como Namorados Para Sempre e O Lugar Onde Tudo Termina - estrelados por Ryan Gosling (La La Land) e, este último, coescrito por Marder. Em um trabalho fenomenal, o compositor e engenheiro de som Nicolas Becker (A Chegada) faz o espectador ouvir os mesmos sons abafados que o protagonista, mas também escutar os silêncios dessa jornada intimista.

Nem tudo é perfeito. Falta ritmo e sobram clichês de tramas de superação, principalmente no período na comunidade. O reencontro com Lou é emocionante, mas apressado. Já o desfecho é dos mais inspirados. O Som do Silêncio tem falhas, mas beira o sublime. É possível? Sim, por conta de um protagonista que acerta todas as notas. Guarde o nome dele: Riz Ahmed.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Som do Silêncio/Sound of Metal
Direção: Darius Marder
Duração: 101 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Bélgica, 2019
Elenco: Riz Ahmed, Olivia Cooke, Paul Raci, Mathieu Amalric, Lauren Ridlof
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Vivo Play Youtube Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!