segunda, 26 de outubro de 2020

Em Defesa de Jacob


Em Defesa de Jacob
Assista Agora!
Apple TV Plus

Jacob (Jaeden Martell, It: A Coisa) é o adolescente de 14 anos acusado de assassinar um colega de escola, de quem era vítima constante de bullying. Seu pai, Andy Barber (Chris Evans, Entre Facas e Segredos), era o promotor encarregado da investigação, e sua mãe, Laurie (Michelle Dockery, Downton Abbey), porta-voz de uma instituição dedicada a cuidar de crianças em situação de risco. Adaptação do best -seller de William Landay, Em Defesa de Jacob começa numa sessão preliminar do Tribunal do Júri, com um abatido Andy sentado, aparentemente, no banco dos réus.

Cada pergunta do promotor Neal Loguidice (o sofrível Pablo Schreiber, O Primeiro Homem), antes aprendiz e agora algoz de Andy, faz com que ele retome os acontecimentos e reviravoltas daquelas semanas fatídicas. Os 8 episódios da série cobrem o período que separara a acusação do julgamento. Assim que é afastado do caso, Andy dedica-se a ajudar a advogada Joanna (Cherry Jones, Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe) na defesa de Jacob. Sua estratégia é clara: lançar mão de todos os recursos para encontrar o assassino, já que está certo da inocência do filho. No entanto, Jacob trilha uma corda bamba entre a imaturidade e o descaso que deixa dúvidas, inclusive em sua mãe.  

O norueguês Morten Tyldum (indicado ao Oscar por O Jogo da Imitação) assume o comando de uma produção sofisticada, com excelente elenco e equipe de primeira. O roteiro é de Mark Bomback (Planeta dos Macacos - O Confronto e A Guerra). Indicado ao Emmy 2020, o diretor de fotografia Jonathan Freeman já levou para casa três estatuetas, duas pela série Boardwalk Empire e a outra por Game of Thrones. O compositor islandês Atli Örvarsson (Dupla Explosiva) também concorre ao Emmy, com uma trilha sonora envolvente.

O tripé narrativo que se alterna entre o suspense da investigação, o drama da família e o mistério sobre Jacob não se pretende eletrizante ou original. Ao contrário, prefere abarcar as nuances de Andy, Laurie e Jacob, e propor um olhar multifacetado sobre a delicada tessitura das relações familiares, sobretudo da educação, intermediada agora pela tecnologia e pelas mídias sociais. Nesse afã, Em Defesa de Jacob acaba por comprometer personagens e tramas secundárias do destaque que mereciam. Quem sabe numa segunda temporada?




Trailer

Ficha Técnica

Título: Em Defesa de Jacob/Defending Jacob
Direção: Morten Tyldum
Duração: 45 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Chris Evans, Michelle Dockery, Jaeden Martell, Cherry Jones, Pablo Schreiber, Betty Gabriel, Sakina Jaffrey, Poorna Jagannathan, Daniel Henshall, Ben Taylor, Jordan Alexa Davis, J.K. Simmons
Distribuição: AppleTV+

Assista Agora!
Apple TV Plus

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!