domingo, 29 de novembro de 2020

Domingo


Domingo
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Fellipe Barbosa é um dos nomes mais proeminentes da nova geração do cinema nacional. Depois dos premiados Casa Grande a Gabriel e a Montanha, ele dirige Domingo, desta vez em parceria com Clara Linhart, assistente de direção dos anteriores. A dupla realiza um filme coral, rodado praticamente em planos-sequência, um tour de force que dita o ritmo acelerado de uma trama de humor ácido, que usa a caricatura como ferramenta política.

Quem assina o roteiro é outro colaborador do cineasta, Lucas Paraizo, coautor de Gabriel e a Montanha e de outros filmes muitos bons, como Aos Teus Olhos e Divinas Divas, além da aclamada série Sob Pressão. Em 2018, Paraizo foi eleito "Roteirista do Ano" pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas. O cara é bom, e em Domingo resgata suas memórias de infância no Sul do Brasil para armar um retrato nada lisonjeiro da burguesia.

O longa acompanha uma família do interior gaúcho durante um dia emblemático: 1º de janeiro de 2003. No sábado da posse do presidente Lula, parentes, agregados e empregados se reúnem em uma antiga e decadente casa de campo para um churrasco. Vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival do Rio, a diva Ítala Nandi interpreta a matriarca, mulher esnobe e preconceituosa que vive em conflito com a nora (Camila Morgado), um tipo amalucado que se droga com vontade em companhia do cunhado, e tem uma convivência mais amistosa com os empregados.

A câmera segue todos de perto, ora focando um ou outro, e com os retalhos dessas pessoas desconjuntadas constrói um painel da sociedade naquele contexto de transição política. É a obra mais bem-humorada – e incisiva - de Barbosa, que conta com o olhar astuto de Clara Linhart para moldar personagens femininas soberanas em um universo machista. Na entrevista em vídeo a seguir, diretores e roteirista dão detalhes dos bastidores, falam da influência do cinema de Lucrécia Martel (O Pântano) e Luis Buñuel (O Discreto Charme da Burguesia), e ainda esbanjam simpatia. Mais: tem papo divertido com o elenco na seção Vídeos e em nosso canal no YouTube




Trailer

Ficha Técnica

Título: Domingo
Direção: Clara Linhart, Fellipe Barbosa
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2018
Elenco: Ítala Nandi, Camila Morgado, Augusto Madeira, Martha Nowill, Chay Suede
Distribuição: Arthouse

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!