O título original Le bonheur des uns... significa A felicidades de alguns..., mas a distribuidora nacional preferiu o contraditório Um Brinde ao Sucesso. Apesar do palavrão, talvez coubesse melhor o jargão “A inveja é uma m.”. Novidade nas plataformas de streaming, a comédia francesa dirigida e coescrita por Daniel Cohen examina com leveza esse sentimento pouco nobre, mas com o qual todos convivem em algum momento da vida. Jogue uma pedra quem nunca desejou ter o que pertence a outra pessoa. O cineasta reúne um quarteto de astros pra lá de irreverente para viver dois casais de amigos inseparáveis, cuja harmonia é abalada por um típico caso de inveja.
Bérénice Bejo (Um Intruso no Porão) é Léa, vendedora de uma loja de roupas femininas, que no tempo livre gosta de escrever. Sem grandes ambições, ela almeja uma promoção para gerente. Vincent Cassel (Mais que Especiais) faz seu companheiro, Marc, especialista em produtos de alumínio. François Damiens (A Família Bélier) e Florence Foresti (Sobre Amigos, Amor e Vinho) formam o casal Francis e Karine Léger. A notícia de que a pacata Léa pode ter um romance lançado por uma renomada editora pega os outros de surpresa. Enquanto Marc se revela um ciumento ressentido, os Léger empreendem uma bizarra e hilária maratona para se provar mais talentosos do que Léa.
A narrativa é basicamente uma comédia de erros, mas que não se furta de traçar um perfil de cada protagonista. Veja o exemplo de Karine, inconformada com a evolução e reconhecimento da amiga. Em artimanhas nada sutis, tenta puxar para si o mérito literário de Léa, enquanto ela mesma não consegue terminar um parágrafo. Mais engraçado é Francis, que se arrisca como escultor, criador de bonsais e até chef. A frustração do marido não é menor. Preterido em uma promoção da firma, Marc reage com desgosto à ascensão profissional e financeira daquela a quem julgava pouco capaz.
É instigante observar também o quanto a discreta Léa se transforma com a fama, e com a consciência de que suas conquistas incomodam. O cinema tem esse poder de iluminar questões psicológicas complexas em obras palatáveis ao grande público. Vem à memória a divertida produção espanhola Toc Toc e seu painel da ansiedade, assim como o delicado drama juvenil sobre a esquizofrenia, Palavras nas Paredes do Banheiro – ambos disponíveis em streaming. Amparado por um elenco carismático e um roteiro redondo, Um Brinde ao Sucesso rende um bom debate sobre nossas reações à felicidade alheia, e vai além ao dar uma dica aos boicotadores de plantão: corram atrás da sua felicidade e deixem os outros em paz.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Um Brinde ao Sucesso/Le bonheur des uns...
Direção: Daniel Cohen
Duração: 104 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França/Bélgica, 2020
Elenco: Bérénice Bejo, Vincent Cassel, François Damiens, Florence Foresti
Distribuição: Synapse