quinta, 26 de maio de 2022
Streaming Drama Suspense

Um Intruso no Porão


Um Intruso no Porão
Assista Agora!
iTunes NET NOW Google Play Youtube Vivo Play

Destaque no último Festival Varilux de Cinema Francês, Um Intruso no Porão já está disponível nas plataformas de streaming. É o mais recente trabalho do veterano Philippe Le Guay, querido do público por tratar com leveza temas espinhosos. Assim foi com a xenofobia em As Mulheres do 6º Andar (2010) e o Mal de Alzheimer em A Viagem de Meu Pai (adaptação da peça Meu Pai). Desta vez, contudo, o diretor envereda para o suspense psicológico com uma trama sobre negacionismo e intolerância.

Um Intruso no Porão

Indicada ao Oscar por O Artista, Bérénice Bejo forma com Jérémie Renier (O Amante Duplo) um casal entrosado, que mora com a filha em um espaçoso apartamento em um condomínio de Paris. Eles são proprietários também de um porão localizado no térreo. É esse espaço pouco usado que decidem vender para o professor aposentado interpretado por François Cluzet (Os Intocáveis), em nova parceria com o diretor depois de Normadia Nua. O primeiro alerta vem dos funcionários. O senhor de poucas palavras teria dormido no depósito, feito suas necessidades no pátio e atacado um árabe com palavras preconceituosas. Mas o pior está por vir.

Um Intruso no Porão

A situação azeda de vez quando, na tentativa de cancelar a venda, o casal descobre que o sujeito é um antissemita que usa o lugar como QG para postar textos revisionistas que questionam o genocídio judeu na Segunda Guerra. Um agravante: o antigo morador do apartamento era um tio do protagonista, cuja família foi dizimada pelos nazistas. A aproximação entre a filha e o "intruso" causa aflição, e dá mostras dos efetivos métodos persuasivos do negacionista.

Um Intruso no Porão

Enquanto a pendenga da venda se desenrola juridicamente, o casal entra em atrito por agir de formas distintas na tentativa de acelerar a expulsão. Em vez de se debruçar sobre esse núcleo, o enredo se desfoca com tramas pararelas que envolvem o irmão, a mãe e o sogro do dono do apartamento. A falta de experiência do cineasta com o gênero impede que Um Intruso no Porão tenha a urgência que demanda o tema. É inegável, porém, que o vilão encarnado pelo sempre excelente Cluzet traz à mente figuras polêmicas da atualidade, que propagaram todo tipo de desinformação durante a pandemia de Covid-19.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Um Intruso no Porão/L homme de la cave
Direção: Philippe Le Guay
Duração: 114 minutos

País de Produção/Ano: França, 2021
Elenco: François Cluzet, Jérémie Renier, Bérénice Bejo, Victoria Eber, Jonathan Zaccäi, Patrick Descamps, Denise Chalem
Distribuição: Synapse

Assista Agora!
iTunes NET NOW Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!