quarta, 17 de setembro de 2025
Streaming Drama

Mostra SP: Farewell Amor


Mostra SP: Farewell Amor
Garanta seu Ingresso!
Mostra SP 2023

Walter recebe a esposa Esther e a filha Sylvia no desembarque do aeroporto JFK, em Nova York. É um encontro meio cerimonioso, mas feliz. Faz 17 anos que ele deixou Angola para lutar por um futuro melhor e não vê as duas desde então. O casal foi vítima da Guerra Civil Angolana, um conflito que começou logo após a independência de Portugal, em 1975, e se estendeu – com breves período de trégua – até 2002. Foram mais de 500 mil mortos. Agora com vistos de imigrante, Esther e Sylvia terão a chance de refazer suas vidas. Mas nada é simples. A diretora e roteirista Ekwa Msangi estende seu curta homônimo de 2016, mas mantém a concisão na estreia em longas.  

A guerra é apenas uma sombra em Farewell Amor. A partir do encontro no aeroporto, Ekwa examina como cada um deles lida com a nova situação. A segmentação em três capítulos é muito positiva. Permite esmiuçar peculiaridades de cada personagem e enxergar onde estão as barreiras da falta de intimidade. Walter (Ntare Guma Mbaho Mwine, Rainha de Katwe) precisar encaixar esposa e filha no apartamento de um quarto no Brooklyn, e no orçamento dos ganhos como taxista. Homem do bem, de olhar brando e fala calma, ele sofre por romper a relação com sua parceira americana, Linda (Nana Mensah), de quem nunca escondeu que pretendia reunir a família. É duro.

Mostra SP: Farewell Amor

É duro também para Esther (Zainab Jah, série Homeland), que causa estranhamento no marido por ter virado cristã fervorosa. O sofrimento e a solidão lhe tornaram uma mulher dura e repressora, que proibe a filha de trazer amigos para casa e, pior, de dançar. A dança está no sangue dessa família. Apagada na memória da mãe, o lazer preferido do pai e o grande projeto de futuro da filha. Sylvia (Jayme Lawson, que está no elenco do aguardado The Batman) tenta reconhecer em Walter o pai que nunca teve, lidar com os exageros religiosos da mãe e se enturmar na escola. Jovem tímida, mas aberta à novidade, ela se inscreve em segredo em uma competição da dança.

Com uma trinca de protagonistas de imenso talento, Farewell Amor é um delicado drama familiar que aborda sutilmente questões de imigração e racismo. Ao dedicar seu olhar a Walter, Esther e Sylvia separadamente, a cineasta enfatiza a importância de entender a si mesmo para então se abrir ao outro. No caso desse pequeno clã que fala em português (de Portugal) e inglês, o movimento dos corpos vale mais que as palavras. A dança de Sylvia no concurso é um grito muito alto.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Farewell Amor
Direção: Ekwa Msangi
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Ntare Guma Mbaho Mwine, Zainab Jah, Jayme Lawson, Nana Mensah
Distribuição: Mostra SP

Garanta seu Ingresso!
Mostra SP 2023

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).