Grande vencedor do Oscar 2019, Green Book - O Guia levou as estatuetas de melhor filme, ator coadjuvante (Mahershala Ali) e roteiro original. O green book do título era um livrinho de capa verde que indicava os estabelecimentos seguros para afro-americanos nos Estados Unidos dos anos 1960. É com ele a tiracolo que o motorista Tony Lip (Viggo Mortensen, indicado a melhor ator) percorre o sul segregacionista do país tendo a bordo o Dr. Don Shirley (Mahershala Ali), o renomado pianista negro que vai se aventurar por aquelas bandas para fazer concertos em clubes e mansões de brancos ricos.
Para Tony Lip, ítalo-americano glutão, fanfarrão e dono de um soco potente, a turnê é ganha-pão enquanto a casa de shows da qual ele é leão de chácara passa por reformas. Para o Dr. Don Shirley, homem letrado, de comportamento pomposo e muito dinheiro no bolso, aquela é uma travessia de confronto (e encontro) pessoal.
A história é real e narrada com humor peculiar por Peter Farrelly, diretor de comédias rasgadas como Quem Vai Ficar Com Mary? e Debi & Lóide, que aqui abaixa o tom e aposta no agridoce. As comparações com o clássico Conduzindo Miss Daisy foram imediatas e são inevitáveis, principalmente pela inversão da posição entre patrão e empregado. Green Book é a história da inesperada amizade entre dois homens diferentes em quase tudo - raça, cultura, classe, personalidade -, mas que compartilham o sentimento de inadequação.
Claro que a mensagem que grita mais alto é contra o racismo, porém é justamente nesse ponto que o enredo não escapa dos clichês e caminha para o final previsível. Mas até ali a jornada é das mais prazerosas.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Green Book - O Guia/Green Book
Direção: Peter Farrelly
Duração: 130 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini
Distribuição: Diamond