domingo, 05 de maio de 2024
Streaming Drama

Ela Disse


Ela Disse
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Youtube iTunes Telecine Play Claro TV

Harvey Weinstein voltou às manchetes em outubro de 2022, dois anos depois da condenação em Nova York por agressão, assédio moral e sexual. O ex-produtor de cinema enfrenta novo julgamento, agora em Los Angeles e pelos mesmos crimes que lhe renderam pena de 23 anos de prisão. O escândalo que sacudiu Hollywood em 2017 revigorou o movimento Me Too. Fundado em 2006 pela ativista norte-americana Tarana Burke, ganhou escala global com o lançamento da hashtag #metoo nas redes sociais. Foi uma injeção de coragem em vítimas que quebraram o silêncio diante da rede de apoio que se ergueu organicamente.

Ela Disse

A raiz dessa revolução vem à tona em Ela Disse, em cartaz nos cinemas. Já cotadas para o Oscar, Carey Mullligan e Zoe Kazan interpretam Megan Twohey e Jodi Kantor, repórteres do jornal The New York Times e autoras da matéria premiada com o Pulitzer. As duas narraram a epopeia no livro Ela Disse, adaptado pela roteirista Rebecca Lenkiewicz e dirigido pela alemã Maria Schrader. Brad Pitt é produtor executivo dessa obra essencialmente feminina, mas com testosterona na veia, que honra o jornalismo investigativo que deu origem a filmaços como Todos os Homens do Presidente (1976), sobre o escândalo Watergate, e Spotlight: Segredos Revelados (2015), acerca de abuso infantil na Igreja Católica.

Ela Disse

Uma montagem dinâmica contextualiza o cenário na abertura, com Megan frustrada com a eleição presidencial de Donald Trump em 2016, após publicar uma série de reportagens com denúncias de assédio contra o então candidato. O tempo avança em cortes rápidos que costuram a puxada vida profissional e caseira das protagonistas. Até o momento em que, com o aval da editora Rebecca Corbett (Patricia Clarkson), elas se unem para apurar um diz que diz sobre assédios praticados pelo todo poderoso dono da Miramax. Weinstein entrou para o rol dos magnatas ao produzir sucessos como Pulp Fiction (1996), Shakespeare Apaixonado (1998) e Chicago (2002).

Ela Disse

Entre as vítimas célebres, a atriz Rose McGowan liberou uso de imagens suas e Gwyneth Paltrow é citada inúmeras vezes. Quem assume como porta-voz é Ashley Judd, que interpreta a si mesma – palmas para ela. Ao seguir o rastro do predador, Megan e Jodi deparam-se com casos escabrosos envolvendo assistentes, gente simples cujas denúncias foram represadas por uma horda de advogados que as calaram com ameaças e acordos financeiros. Encontrar essas mulheres, ouvir suas histórias e convencê-las a depor foi um desafio descomunal.

Ela Disse

A cineasta Maria Schrader se debruçou sobre o machismo estrutural na minissérie Nada Ortodoxa, um retrato da opressão feminina em comunidades de judeus ortodoxos, e criou um humanoide como o parceiro dos sonhos em O Homem Ideal. Ela Disse é um drama histórico com função social aqui e agora. Em Hollywood, o malfadado “teste do sofá” é realidade desde sempre. No recente Blonde, a Marilyn Monroe vivida por Ana de Armas passa por momentos de terror no escritório de um chefão de estúdio. Mas não é preciso ir tão longe. No último dia 8 de dezembro de 2022, durante sessão da Câmara de Florianópolis, o parlamentar Marquinhos da Silva (PSC) beijou à força a vereadora Carla Ayres (PT). Asqueroso e explícito, o assédio foi registrado por câmeras de segurança.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Ela Disse/She Said
Direção: Maria Schrader
Duração: 129 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Carey Mulligan, Zoe Kazan, Patricia Clarkson, Andre Braugher, Jennifer Ehle, Ashley Judd, Samantha Morton
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Youtube iTunes Telecine Play Claro TV

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!