Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018 e indicado ao Oscar 2019 de melhor filme estrangeiro, Assunto de Família tem no próprio título o selo que marca o cinema do japonês Hirokazu Kore-eda. Assim como nos belíssimos Pais e Filhos, Nossa Irmã Mais Nova e O Que Eu Mais Desejo, o diretor examina o frágil tecido dos laços familiares.
O clã de Assunto de Família é unido pela arte do roubo. Depois de uma das sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com o choro de uma garotinha, que eles descobrem estar abandonada em casa. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela.
A família se completa com a avó e outra filha, e a câmera de Kore-eda acompanha com curiosidade a rotina dessa inusitada trupe de ladrões. Carinho, companheirismo e uma certa dose de humor são os ingredientes que levam otimismo à situação de pobreza em que vivem, porque fica claro que os roubos não são nada grandiosos.
Esse modus operandi, porém, será posto à prova com alguns incidentes. É a partir daí que o também roteirista Kore-eda vai mexer com as emoções do espectador, porque há segredos aterradores que envolvem esse núcleo familiar. O final é arrasador.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Assunto de FamÃlia/Manbiki Kazoku
Direção: Hirokazu Kore-eda
Duração: 121 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Japão, 2018
Elenco: Kirin Kiki, Lily Franky, Sakura Andô, Sôsuke Ikematsu
Distribuição: Imovision