Vincent Lacoste (Primeiro Ano) é um dos mais badalados atores da nova geração do cinema francês. Aos 29 anos, já recebeu nada menos que cinco indicações ao César (o Oscar da França), uma delas por Amanda, e saiu vitorioso por Ilusões Perdidas. O que esse moço faz em cena é fenomenal, uma aula de atuação.
Ele é o protagonista, David, que vive de bicos em Paris. Atualmente atua na poda de árvores e no aluguel de imóveis por temporada. Seu ponto de apoio é a irmã mais velha, Sandrine (Ophélia Kolb), mãe solteira da fofíssima Amanda (Isaure Multrier), que tem 7 anos. Na seara romântica, acaba de engatar um namoro com Léna (Stacy Martin, A Casa Sombria), vizinha de prédio. Da família, sabe-se que o pai morreu e a mãe, que vive em Londres, abandonou os irmãos ainda pequenos.
David toca a rotina sem maiores atropelos, até que um evento repentino e brutal coloca Amanda sob sua total responsabilidade. Esse rapaz boa-praça enfrenta uma prova de fogo, e Lacoste leva seu personagem para lugares emocionais que só os grandes atores são capazes de alcançar. O riso e o choro vêm do âmago e deixam o espectador engasgado com tamanha autenticidade.
O diretor e corroteirista Mikhaël Hers injeta teor político e social em uma cena crucial, e transforma o enredo simples em uma sofisticada narrativa circular. Amanda abre com diálogos e situações corriqueiras que ganham magnitude e sentido em um fechamento primoroso, durante uma partida de tênis. Pura ternura.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Amanda
Direção: Mikhaël Hers
Duração: 107 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Vincent Lacoste, Isaure Multrier, Stacy Martin, Claire Tran, Greta Scacchi
Distribuição: Imovision