quarta, 17 de agosto de 2022
Lista

Varilux 2022: Gilles Lellouche em dose tripla


Varilux 2022: Gilles Lellouche em dose tripla

Único astro entre os convidados da delegação francesa do Festival Varilux 2022, Gilles Lellouche se disse indisposto e não deu as caras no encontro marcado com a imprensa em São Paulo. Em compensação, compareceu com uma trinca de filmes saídos do forno e muito bons: Kompromat, Golias e O Destino de Haffmann. É correr para assistir, porque o festival está na reta final, com programação até o dia 6.

Prestes a completar 50 anos nesta terça, 5 de julho, Lellouche estrelou mais de 50 longas e tem se arriscado como diretor e roteirista - na comédia Um Banho de Vida (Netflix), por exemplo, reúne colegas de peso como Mathieu Amalric e Virginie Efira. Já a amizade pessoal com os também consagradados Jean Dujardin e o casal Marion Cottilard e Guillaume Canet rendeu uma minifranquia emocionante: Até a Eternidade (Prime Video) e a continuação Estaremos Sempre Juntos (Reserva Imovision). Na Lista Especial a seguir, saiba mais sobre os três filmes do ator no Varilux.


Drama Suspense
O Destino de Haffmann/Adieu Monsieur Haffmann

O Destino de Haffmann/Adieu Monsieur Haffmann

Gille Lellouche trava um tenso dueto com o aclamado Daniel Auteuil na adaptação da peça Adieu Monsieur Haffmann, premiada com quatro prêmios Molière em 2018. O dramaturgo Jean-Philippe Daguerre é amigo há mais de 20 anos do cineasta Fred Cavayé, que não se preocupa em driblar o formato teatral ciente da potência de seus protagonistas e do contexto histórico. Na Paris de 1941, François Mercier (Lellouche) é um homem comum que enfrenta dupla frustração. Não está no front aliado na Segunda Guerra por ser manco, e tem tido dificuldade para engravidar a esposa (Sara Giraudeau).

O Destino de Haffmann/Adieu Monsieur Haffmann

Ele também é funcionário do talentoso joalheiro Joseph Haffmann (Auteuil), que despacha a família para longe da capital, mas é impedido de fugir no último instante. A perseguição aos judeus e a espoliação de suas propriedades pelos nazistas, assim como o colaboracionismo francês, permeiam o estranho acordo que mudará radicalmente a relação entre Mercier e o patrão, sr. Haffmann. O final é de roer as unhas.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Destino de Haffmann/Adieu Monsieur Haffmann
Direção: Fred Cavayé
Duração: 115 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2021
Elenco: Daniel Auteuil, Gilles Lellouche, Sara Giraudeau
Distribuição: Synapse


Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Drama Suspense
Kompromat

Kompromat

Kompromat é uma referência a documentos usados para destruir a reputação de alguém. A palavra e o processo são criação do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). Por aqui, podemos chamar de fake news mesmo. Livremente inspirada em eventos reais, é uma história de fuga e resistência. Mathieu, o personagem de Gilles Lellouche, migrou com a família para Irkutsk, na Sibéria, e ali assumiu o cargo de Diretor da Aliança Francesa. Um belo dia, é sequestrado sem aviso e levado para a prisão. A acusação: propagar pornografia infantil na internet e molestar a própria filha.

Kompromat

Mathieu não sabe de onde veio a bomba, mas o diretor e corroteirista Jérôme Salle constrói uma narrativa que vai e vem no tempo em busca de possíveis causas. A exibição de uma peça com cenas homossexuais na escola, o flerte com a nora (Joanna Kulig, de Guerra Fria) de um militar, e mesmo a crise no casamento podem ter sido combustíveis para o desastre. O período na prisão é uma pancada e a tentativa de fuga é eletrizante. O diretor tem mão firme e deixa o espectador vidrado. Vale lembrar que seu filme Anthony Zimmer – A Caçada ganhou o remake americano O Turista, com Angelina Jolie e Johnny Depp.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Kompromat
Direção: Jérôme Salle
Duração: 127 minutos

País de Produção/Ano: França, 2022
Elenco: Gilles Lellouche, Michael Gor, Joanna Kulig
Distribuição: Mares Filmes


Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Drama
Golias/Goliath

Golias/Goliath

Golias teve mais de 680 mil espectadores na França, mas a trama é uma variação da velha história da luta de um indivíduo contra o sistema. Julia Roberts ganhou o Oscar por Erin Brockovich, como a técnica jurídica que ajudou a erguer o processo contra uma companhia de gás e eletricidade que despejou água contaminada nos lagos de uma cidade, e provocou câncer nos moradores. No mais recente O Preço da Verdade, Mark Ruffalo encarna o advogado que enfrentou a DuPont, uma das maiores empresas químicas do mundo, num processo contra dejetos tóxicos.

Golias/Goliath

Em Golias, o estrago é provocado pelo uso de pesticidas que causariam câncer em operários agrícolas. O embate aqui é entre o advogado especialista em direito ambiental vivido por Lellouche e o lobista interpretado por Pierre Niney, que defende os interesses de um gigante agroquímico. É a segunda parceria de Niney com o diretor Frédéric Tellier, depois de Através do Fogo, atração do Varilux 2019. A atriz e diretora Emmanuelle Bercot participa como a esposa de um dos funcionários doentes. O filme é convencional, mas o assunto é sempre urgente e o elenco compensa.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Golias/Goliath
Direção: Frédéric Tellier
Duração: 121 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2022
Elenco: Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot
Distribuição: Bonfilm


Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!