quarta, 29 de junho de 2022
Streaming Drama

Sempre em Frente


Sempre em Frente
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Google Play Youtube

Depois de vencer o Oscar pelo perturbador Coringa, Joaquin Phoenix aposta no afeto em Sempre em Frente. Mas não é pelo astro que o novo filme do diretor e roteirista Mike Mills (Mulheres do Século 20) tem chamado a atenção na temporada de prêmios. A sensação em cena é o britânico Woody Norman, ator mirim que está indicado ao Bafta, o Oscar inglês, de melhor coadjuvante. Com perfeito sotaque americano, ele é Jesse, sobrinho de Johnny, vivido por Phoenix. Espertíssimo, mas sem aquele estilo chatinho de criança prodígio, o menino desconcerta os adultos com observações e questões precisas.  

Sempre em Frente

Além do fofucho de 9 anos, outras crianças têm voz em Sempre em Frente, porque Johnny é um jornalista de rádio em tour pelo país para ouvir quais são os sonhos, medos e expectativas do futuro da nação. A travessia geográfica é também pessoal, porque o protagonista precisa ir de Nova York a Los Angeles cuidar de Jesse a pedido da irmã, Vivi (Gaby Hoffmann), enquanto ela vai ao norte da Califórnia acudir o ex-marido, que tem distúrbios mentais. Serão vários os encontros entre almas desencontradas, mas é o florescer da relação entre tio e sobrinho que o cineasta transforma em uma pequena peça lírica e filosófica. Não espere ação, abrace uma certa melancolia e verá um dos filmes mais ternos deste ano.

Sempre em Frente

Sem pressa, Jesse e Johnny procuram se adaptar um ao dia a dia do outro. Através da convivência e de alguns flashbacks, o diretor passa a desvendar o íntimo de cada um. Do homem solitário que se distanciou da irmã após a morte da mãe, que lamenta o fim do próprio casamento e que, pela primeira vez, deixar aflorar seu instinto paternal. E do garoto sensível e idiossincrático, obrigado a lidar com a distância da mãe, a fragilidade do pai e ainda a se entender como parte de um mundo em transformação. Sim, porque Johnny leva-o a tiracolo em alguns compromissos profissionais. As paradas em Detroit e New Orleans são especialmente significativas, pelo olhar sincero das crianças locais sobre a outrora capital do automóvel e o renascido berço do Blues, destruído pelo furacão Katrina em 2005.

Sempre em Frente

O enredo trafega com harmonia entre o ficcional e o documental, embalado pela inebriante “Clair De Lune”, de Debussy, e lindamente fotografado em preto e branco. Em entrevista ao canal do YouTube FabTV, o precoce Woody tomou a palavra do diretor para explicar que as imagens em preto e prato não criam distrações visuais no ambiente, para que o foco recaia exclusivamente sobre os personagens. O garoto é uma graça e o elenco adulto está entregue à sua inteligência. Phoenix é sempre maravilhoso, aqui particularmente bonito, e Gaby é ótima como a típica “mãe polvo”. Mas Sempre em Frente não seria essa poesia de filme sem Mills e sua câmera a passear organicamente entre eles, com todo carinho.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Sempre em Frente/C mon C Mon
Direção: Mike Mills
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Joaquin Phoenix, Gaby Hoffmann, Woody Norman, Scoot McNairy, Molly Webster, Jaboukie Young-White
Distribuição: Diamond Films

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!