sexta, 04 de julho de 2025
Streaming Ação Drama

Ressurreição


Ressurreição
Assista Agora!
iTunes Google Play Vivo Play Youtube

O diretor Kevin Reynolds adora personagens históricos, sejam eles lendários ou reais. Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991), O Conde de Monte Cristo (2002) e Tristão & Isolda (2006) são exemplos. Jesus de Nazaré entrou para a lista em Ressurreição (2016), embora o Messias seja coadjuvante. O protagonista é o tribuno romano Clavius, interpretado com convicção por Joseph Fiennes (Shakespeare Apaixonado). Ao apresentar o episódio bíblico pela perspectiva de um cético sanguinário, Reynolds injeta frescor ao gênero “religioso”.

Ressurreição funciona como um policial detetivesco, com narrativa ágil e realista. Não há nada de divino na recriação da crucificação de Cristo, que acontece em um beco e, apesar de os soldados romanos notarem a população meio inquieta, o nazareno é retratado como mais um baderneiro condenado à morte pelo prefeito, Pôncio Pilatos (Peter Firth). Os cenários são sujos, poeirentos, nenhuma luz celeste incide sobre a cruz. Esse visual tosco gera uma atmosfera ordinária e autêntica.

Ressurreição

Braço forte de Pilatos, Clavius tenta acalmar os ânimos e decide abreviar o sofrimento dos réus, momento em que Jesus (Cliff Curtis) morre atingido pela lança. A dimensão daquela execução aparentemente corriqueira começa a se revelar quando o corpo de Jesus desaparece do túmulo três dias depois. Clavius é incumbido de resgatá-lo e diminuir o impacto da suposta ressurreição prevista pelos profetas que anunciaram a vinda do Messias. Seu parceiro de investigação é Lucius (Tom Felton, da saga Harry Potter).

A suspeita recai sobre os apóstolos e os interrogatórios, em especial com Maria Madalena (María Botto), são a melhor parte do filme. O senão é que Reynolds tem um anti-herói como protagonista, e no segundo ato se debruça sobre a transformação de Clavius. O tribuno é uma máquina de guerra, mas sofre de estresse pós-traumático. A jornada espiritual breca o ritmo, e a partir de seu encontro com Jesus a trama envereda para o dramalhão.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Ressurreição/Risen
Direção: Kevin Reynolds
Duração: 107 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Joseph Fiennes, Tom Felton, Peter Firth, Cliff Curtis
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
iTunes Google Play Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).