segunda, 18 de janeiro de 2021

Dama Judi Dench: 3 Vezes Rainha


Dama Judi Dench: 3 Vezes Rainha

Judi Dench ganhou fama e popularidade mundial ao interpretar a implacável M por nada menos que 17 anos e 7 filmes da franquia James Bond. Muito antes de encarnar a eterna líder do MI6 (serviço secreto de inteligência britânico), Judi já era atriz consagrada nos palcos ingleses, uma carreira que lhe rendeu o título de Dama em 1988. A própria Rainha Elizabeth II lhe condecorou com a honraria.

Pois foi justamente a interpretação de outra rainha Elizabeth, a I, que lhe rendeu o Oscar. Judi foi monarca 3 vezes na telona, em atuações impecáveis que você pode ver em streaming e comprar o DVD. 


Comédia Dramática
Shakespeare Apaixonado/Shakespeare in Love

Shakespeare Apaixonado/Shakespeare in Love

Judi Dench ganhou seu primeiro e único Oscar (até agora) pela interpretação da Rainha Elizabeth I, e precisou de menos de 8 minutos em cena para levar a estatueta.

A comédia dramática foi premiada com 7 estatuetas, entre as quais melhor filme, roteiro e atriz – esta última para Gwyneth Paltrow (Fernanda Montenegro estava na disputa por Central do Brasil).

Na trama ambientada na Inglaterra do século 16, Gwyneth vive Lady Viola, que não se conforma com o fato de mulheres serem proibidas de atuar em peças.

Pois ela decide se disfarçar de homem e vai se apaixonar por quem? Pelo dramaturgo William Shakespeare (Joseph Fiennes), que a transforma em sua nova musa.

Problema: ele é casado e ela está noiva, com o casório aprovado pela monarca Elizabeth.

Disponível em streaming e DVD. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Shakespeare Apaixonado/Shakespeare in Love
Direção: John Madden
Duração: 123 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 1998
Elenco: Gwyneth Paltrow, Joseph Fiennes, Geoffrey Rush, Judi Dench, Ben Affleck
Distribuição: Universal


Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo
Compre Agora!
Saraiva

Drama
Sua Majestade Mrs. Brown/Mrs. Brown

Sua Majestade Mrs. Brown/Mrs. Brown

Um ano antes de Judi Dench ganhar o Oscar por Shakespeare Apaixonado, ela havia concorrido na categoria melhor atriz por Sua Majestade, Mrs. Brown. Na verdade, foi a primeira parceria com o diretor John Madden, que pelo jeito adorou vê-la  como monarca e a chamou para repetir a dose no pequeno papel que lhe deu a estatueta. 

A história desta vez é real e Judi encarna a Rainha Victoria, que ficou no trono inglês de 1837 a 1901. O filme é uma saborosa crônica sobre como a controversa amizade com o criado escocês John Brown (Billy Connolly) a ajudou a suportar a morte do marido, Albert. 

Victoria ficou arrasada e usou luto para o resto da vida. Brown era o mais fiel serviçal do finado príncipe e se tornou cavalariço da rainha. A convivência tirou-a da depressão, mas não faltaram fofocas maldosas na corte.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Sua Majestade Mrs. Brown/Mrs. Brown
Direção: John Madden
Duração: 101 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/Irlanda/EUA, 1997
Elenco: Judi Dench, Billy Connolly, Gerard Butler, Geoffrey Palmer
Distribuição: Paris


Assista Agora!
Looke

Drama
Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha/Victoria & Abdul

Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha/Victoria & Abdul

Veja só que curioso. Nesta produção recente, Judi Dench volta a interpretar Victoria em outro episódio real, posterior ao de Mrs. Brown, e ainda mais escandaloso. 

Stephen Frears (que dirigiu a atriz em Philomena) adapta o livro de Shrabani Basu e desvenda a relação entre a rainha e Abdul Karim (Ali Fazal), um dos dois indianos que vieram direto da colônia para presenteá-la no Jubileu dos 50 anos de reinado.

Victoria não dá a mínima para a medalha, mas fica encantada pelo rapaz. Transforma-o em seu “munshi”, ou professor, e ele lhe abre as portas da cultura de seu país.

Enquanto a dama e o vagabundo se entendem às mil maravilhas, a corte pega fogo com a boataria e o cineasta deixa nas entrelinhas sua mensagem contra o preconceito.

Karim era muçulmano e Victoria fica fascinada em aprender as crenças, costumes e inclusive a língua Urdu. Mais um show da Dama Judi. 

Disponível em streaming e DVD. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha/Victoria & Abdul
Direção: Stephen Frears
Duração: 111 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2017
Elenco: Judi Dench, Ali Fazal, Michael Gambon, Olivia Williams
Distribuição: Universal


Assista Agora!
NET NOW Looke
Compre Agora!
Saraiva

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!