Mais um exemplar de dramédia estrelado por atrizes maduras, que parecem ter encontrado na programação da Netflix um nicho garantido para seus projetos. Tanto que as protagonistas de Mãe e Muito Mais assinam também a produção executiva do filme. As personagens de Patricia Arquette (Boyhood: Da Infância à Juventude), Angela Bassett (Pantera Negra) e Felicity Huffman (Olhos que Condenam) são amigas desde que seus filhos, também melhores amigos, brincavam no parque de diversão.
O filme foi adaptado do romance de William Sutcliffe, O Que Te Faça Feliz (à venda na Amazon). Tudo começa no Dia das Mães, quando Gilliam (Patricia), Carol (Angela) e Helen (Felicity), em vez de se lamentar pela ausência dos filhos, decidem visitá-los em Nova York, sem nem avisar antes. A diretora estreante Cindy Chupack, premiada produtora e roteirista de séries de sucesso como Modern Family e Sex in the City, parte daí para enfatizar tanto a relação mãe e filho quanto a sororidade. A diretora assina o roteiro em parceria com Mark Andrus, indicado ao Oscar por Melhor é Impossível (1997).
É assim que a viúva Carol vai descobrir que Matt (Sinqua Walls, 15h17: Trem Para Paris) é o maior bon-vivant, diretor de arte de uma badalada revista de celebridades que dorme cada dia com uma beldade. Gillian, a mãezona de Daniel (Jake Hoffman, O Lobo de Wall Street, o primogênito de Dustin Hoffman, e a cara do pai), encontra o filho morando no porão de um prédio, arrasado com o fim de seu longo namoro e sem terminar o romance que quer publicar. E Helen é muito bem-recebida pelo namorado de Paul (Jake Lacy, A Vida de Diane), que não tinha saído do armário para a mãe, na residência gay coletiva em que os dois moram.
Enquanto se aproximam dos filhos e dão um empurrãozinho em suas vidas, as mamães vão rever as próprias trajetória. Versão bem-humorada da síndrome do ninho vazio, o filme não almeja grandes voos. Apenas diverte, e ocupa o espaço aberto, sobretudo no streaming, para trazer a maturidade para o centro do palco de futuras produções. Para nós, brasileiros, uma dica: apurem os ouvidos, porque a trilha sonora é do paulistano Marcelo Zarvos (Extraordinário, Um Limite Entre Nós).
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Mãe e Muito Mais/Otherhood
Direção: Cindy Chupack
Duração: 99 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Angela Bassett, Patricia Arquette, Felicity Huffman, Jake Hoffman, Jake Lacy, Sinqua Walls, Heidi Gardner
Distribuição: Netflix